Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2017, 11h05

CUFA faz caravana do empreendedorismo pelo Brasil

Kombi estilizada, utilizada no projeto da Central Única das Favelas, em parceria com o Facebook, deixou o Rio de Janeiro rumo a Salvador, onde tem previsão de chegada para o dia 18 deste mês.

Kombi estilizada, utilizada no projeto da Central Única das Favelas, em parceria com o Facebook, deixou o Rio de Janeiro rumo a Salvador, onde tem previsão de chegada para o dia 18 deste mês.

Da Redação

A Central Única das Favelas (CUFA) e o Facebook iniciaram um projeto em parceria: a Maratona Nacional de Empreendedorismo. A Facekombi, kombi estilizada com desenhos da iniciativa, saiu do Rio de Janeiro para circular por diversos outros locais do país. A partida foi comemorada com um café da manhã no Espaço CUFA, com a presença de ex-alunos dos cursos, os instrutores e casos de sucesso de empreendedores, que alavancaram suas vendas após usarem os recursos do Facebook.

A primeira parada é Salvador (BA), prevista para o dia 18 de setembro, onde acontecerá uma apresentação do projeto para os empreendedores da região. Depois, a Kombi irá para várias cidades, como Fortaleza (CE), Brasília (DF), Dourados (MS) e Curitiba (PR).

O projeto começou há dois anos, visando à capacitação de empreendedores de favelas cariocas por técnicos do Facebook. Em 2015, a Kombi passou por 10 favelas cariocas neste período e foram treinados 3,8 mil de alunos.

Veja também:  Ex-ministros do Meio Ambiente pedem ao Congresso a criação de comissão para combater desmatamento

De acordo com Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook na América Latina, a idea é conversar com o máximo de pessoas de formações variadas, com empresas variadas, para mostrar as vantagens do uso adequado da tecnologia aos negócios. “Chegando em Salvador com a Kombi, os nossos instrutores vão mostrar como essas pessoas podem criar páginas e outros recursos no Facebook, e assim faremos nos demais lugares por onde passarmos”.

Além de parar nos grandes centros, a proposta da iniciativa é passar também por pequenas cidades, quilombos e aldeias indígenas, capacitando pessoas que têm, historicamente, menos acesso à informação. Segundo Altair Martins, diretor da CUFA, o projeto passará por uma ampliação. “A ideia é expandir agora o projeto que começamos há dois anos em Madureira e em favelas cariocas junto com o Facebook, levando informação a mais comunidades pelo Brasil”.

Para acompanhar a Kombi durante todo o percurso, os interessados devem acessar a página no Facebook da “Maratona Facebook de Empreendedorismo”. Os cursos oferecidos em Madureira continuarão funcionando. A duração de cada curso é de quatro horas, e eles são oferecidos quatro dias por semana.

Veja também:  Lula diz que é preciso encontrar outra fórmula para superar coalizão e conciliação

Foto: Divulgação/CUFA


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum