Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2020, 20h33

Greve teve “importantíssimos avanços”, aponta liderança dos petroleiros

Petroleiros interromperam paralisação de 21 dias após acordo com a direção da Petrobras

Petroleiro em greve (Divulgação)

A negociação da Federação Única dos Petroleiros com a Petrobras mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta sexta-feira (21), que interrompeu a greve da categoria, conseguiu avançar em pontos importantes para os petroleiros

Tezeu Bezerra, coordenador-geral do Sindipetro do Norte Fluminense, entende que houve “importantíssimos avanços”, entre eles: a suspensão das novas tabelas de turno, a anulação de advertências e punições aos grevistas, a manutenção das férias dos servidores em março e o desbloqueio das contas dos sindicatos.

“Muito importantes os avanços que nós tivemos, fruto da nossa greve, da nossa mobilização. Lembremos: dia 27 haverá uma nova reunião, temos que nos manter mobilizados. É fundamental manter o espiríto de luta que mantivemos nesses 21 dias de greve”, afirmou o petroleiro.

No dia 27, uma nova rodada de negociação da Petrobras com a FUP será realizada com o objetivo de debater pontos como as demissões em massa na na Fafen-PR – suspensas até 6 de março.

A greve dos petroleiros, que foi a maior desde 1995, despertou um movimento de solidariedade em todo o país e também fora do Brasil, com apoio de centrais e confederações sindicais, inclusive internacionais; intelectuais estrangeiros, como o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos; entidades da sociedade civil, juristas, partidos políticos das mais diversas matizes no campo progressista, estudantes, trabalhadores de várias categorias, movimentos sociais e organizações populares.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum