“Idoso suficiente pra não assimilar maldades”, justifica locutor que chamou santista de “crioulinho”

Haroldo de Souza ainda afirmou que é "filho de negro" e "casado com mulher da raça negra" para minimizar as declarações racistas contra Lucas Braga, do Santos, chamado de "crioulinho" e "cidadão de cor"

Com 76 anos, o locutor esportivo Haroldo de Souza, da rádio Grenal, usou a idade avançada para justificar os termos racistas para se referir ao jogador Lucas Braga, do Santos, na partida contra o Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira (3).

“Gente – por favor. Me desculpem se ofendi quando disse neguinho narrando? E quando chamo de alemão branco sarará mulato polaco japinha baixinho magrelo! Idoso suficiente pra nao assimilar maldades”, tuitou o locutor, usando ainda racismo reverso para se defender das críticas nas redes sociais.

Haroldo de Souza ainda afirmou que é “filho de negro” e “casado com mulher da raça negra”, para minimizar suas declarações.

Entenda
Durante transmissão da partida entre Santos e Grêmio, o locutor esportivo fez dois comentários que foram classificados como racistas nas redes sociais.

“Aquele crioulinho que está na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”, questionou o locutor, referindo-se ao jogador Lucas Braga. “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”, completou.

O comentário gerou revolta nas redes sociais. O Santos emitiu uma nota afirmando que vai acionar o Departamento Jurídico para lidar com o caso. “Basta de toletância com o racismo!”, diz o comunicado.

A empresa MMC Sports, que cuida da carreira do jogador Lucas Braga, também foi às redes condenar o comentário. “Nos sentimos enojados de ter de responder a uma situação como essa, inexplicável em todos os sentidos”.

O atacante Marinho, do Santos, lamentou o episódio e chamou Haroldo de “racista de merda”. “Lamentável ter de ouvir isso desse mal informado, mal preparado, que infelizmente vive na sociedade para agredir verbalmente alguém. Seu preconceituoso”, escreveu Marinho na sua conta do Instagram.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR