Lula divulga lista completa dos atos contra Bolsonaro neste sábado

Ex-presidente ainda não sabe se vai às manifestações do #19J por não querer transformá-las em "ato eleitoral", mas incentiva população a participar

O ex-presidente Lula usou as redes sociais, nesta sexta-feira (18), para divulgar as manifestações contra Jair Bolsonaro que estão marcadas para este sábado (19), que nas redes sociais ganharam o nome de #19J. O petista compartilhou um link de seu site com a lista completa das cidades e os horários em que ocorrerão os atos.

“Amanhã vai ter. Confira a lista completa com os locais dos atos”, escreveu Lula.

A divulgação da mobilização por parte do ex-presidente vem um dia após ele dizer que ainda não sabe se vai comparecer aos atos, temendo transformá-los em um palanque eleitoral. Cobrado a falar sobre o movimento, o petista apoia as manifestações contra Bolsonaro, mas afirmou que não quer “os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira”.

As manifestações do #19J já estão marcadas em mais de 400 cidades do Brasil e do exterior. Confira a lista completa aqui.

Comunidade Fórum acha que Lula não deve ir

Para 72% da comunidade da TV Fórum o ex-presidente Lula não deveria participar da manifestação contra Jair Bolsonaro marcada para o próximo sábado (19) em centenas de cidades do Brasil e do mundo. Apenas 27% acreditam que o petista deveria comparecer. A enquete foi realizada durante o programa Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (17), exibido ao vivo no canal da Revista Fórum e também no canal do Ronny Teles, onde o resultado da enquete foi 64% contrários e 36% a favor da presença de Lula no protesto.

No protesto contra Bolsonaro do dia 29 de maio, o ex-presidente Lula não compareceu. Naquele primeiro ato, não foi unanimidade a decisão do campo progressista de convocar as pessoas a irem às ruas por conta do momento grave da pandemia no país. Mas apesar do ato ter levado milhares às ruas, a preocupação com o distanciamento, uso de duas máscaras e álcool gel estava presente entre os participantes e deve se repetir no 19J.

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR