Fórum Educação
18 de abril de 2020, 18h15

Marcha da Maconha de SP suspende ato e convoca população para fumar cannabis nas janelas

Movimento que luta contra a guerra às drogas e pela legalização da maconha incentiva seus adeptos a manterem o isolamento social e convoca mobilização online e nas janelas

Divulgação/Marcha da Maconha SP

A Marcha da Maconha de São Paulo, uma das maiores do Brasil, suspendeu o tradicional ato de rua que realiza anualmente, e que este ano estava marcado para junho, e está convocando seus adeptos a fazerem um “maconhaço” no dia 20 de abril, às 16h20, conhecido como o “horário mundial da maconha”.

A ideia é que aqueles que apoiam o movimento antiproibicionista fumem maconha em suas janelas na data, como forma de marcar de marcar “dia mundial da maconha” e também para enaltecer a pauta do movimento, que não poderá se reunir nas ruas este ano devido às recomendações de isolamento por conta do coronavírus.

“Por conta da pandemia e pelos cuidados que ela requer, comunicamos que a edição desse ano da Marcha, que estava prevista para 6 de junho, ESTÁ ADIADA indefinidamente. Fortalecer o isolamento social – ao contrário do que tenta fazer o verme que ocupa o cargo de presidente – já é uma ação em defesa da saúde, do cuidado, da ciência e da solidariedade coletiva, bandeiras que a Marcha historicamente levanta. Mas não queremos ficar por aí. Pra manter a chama viva e o debate aceso, antes que seja possível remarcar a Marcha da Maconha, vamos nos manter unid@s, mesmo que à distância”, escreveram os organizadores nas redes sociais.

A Marcha pede para que os adeptos, além de fumarem maconha nas janelas, estendam panos verdes e registrem a mobilização com a hashtag #BaseadoEmFatos, que faz referência à onda de fake news em meio à pandemia.

Além do “maconhaço” na janela, Marchas da Maconha em outros lugares do Brasil e do mundo uma mobilização online no dia 2 de maio.

Confira.

Ver essa foto no Instagram

Salve maconheiras, maconheiros e maconheires! Para nós, da Marcha da Maconha SP, assim como pra todo mundo, o meme da segunda foto sintetiza nosso começo de ano. Por conta da pandemia e pelos cuidados que ela requer, comunicamos que a edição desse ano da Marcha, que estava prevista para 6 de junho, ESTÁ ADIADA indefinidamente. Fortalecer o isolamento social – ao contrário do que tenta fazer o verme que ocupa o cargo de presidente – já é uma ação em defesa da saúde, do cuidado, da ciência e da solidariedade coletiva, bandeiras que a Marcha historicamente levanta. Mas não queremos ficar por aí. Pra manter a chama viva e o debate aceso, antes que seja possível remarcar a Marcha da Maconha, vamos nos manter unid@s, mesmo que à distância, e por isso deixamos alguns convites: Se liga nas imagens acima e nos próximos posts que ainda dá pra fazer muita fumaça, comemorar nosso dia 20/04/20 e manifestar nossa força nas redes e que mesmo em casa a gente faz desobediência civil coletiva. 😚💨 #baseadoemfatos #MarchadaMaconhanaquarentena #corposlivresevivos #ficaemcasasepuder #legalizeJah #420nasjanelas #MarchaMundialMarihuana #marchadamaconhaSP2020 #leglizaBrasil #desobediênciacivil #maconhato #maconhaço #lombratena #resistência #420 #4i20 #maconhanãoésóbrisa

Uma publicação compartilhada por Marcha Da Maconha São Paulo (@marchadamaconhasp) em


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum