Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de maio de 2019, 22h43

Milhares de estudantes da UFF tomam as ruas de Niterói contra bloqueio de verbas

Professores e funcionários da Universidade Federal Fluminense (UFF) se uniram ao ato dos estudantes contra o bloqueio de recursos destinados às instituições de ensino federais

Foto: Brasil de Fato

Estudantes de inúmeras universidades espalhadas pelo país têm realizado, nos últimos dias, grandes manifestações contra a decisão do governo Bolsonaro de bloquear 30% das verbas destinadas às universidades e institutos federais. Nesta quarta-feira (28), alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) tomaram as ruas de Niterói em defesa da instituição.

A UFF estava entre as três primeiras universidades que teriam as verbas bloqueadas. Com a repercussão negativa da medida, no entanto, o Ministério da Educação resolveu estender o bloqueio à todas as instituições de ensino federais.

No ato “Eu defendo a UFF”, marcado pelas redes sociais, além dos milhares de estudantes, estavam presentes professores e funcionários da instituição, além de alunos de outras faculdades, tanto públicas como privadas.

Após o início do protesto, os manifestantes percorreram algumas vias do centro da cidade e seguiram para a estação das barcas.

Os organizadores calculam que o ato reuniu cerca de 5 mil pessoas. A Polícia Militar, por sua vez, não divulgou números.

Confira, abaixo, imagens registradas pelo Brasil de Fato.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum