MST é maior produtor de arroz orgânico da América Latina

A produção recorde do MST abrange 14 assentamentos da Reforma Agrária no RS; serão 300 mil sacas de arroz livre de agrotóxicos

A safra de arroz orgânico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul deve ser a maior da América Latina, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A colheita iniciou no sábado (22), no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo o Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST, a produção abrange 14 assentamentos da Reforma Agrária, situados em 11 municípios do Rio Grande do Sul.

Nos 3.215 hectares cultivados, a estimativa é colher mais de 300 mil sacas de arroz. O cultivo ocorre em sistema pré-germinado, e é fruto do trabalho de 364 famílias. Esses dados tornam o MST o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

A região metropolitana de Porto Alegre é onde se produz a maior quantidade do alimento, que é livre de agrotóxicos. A maior área plantada é o Assentamento Filhos de Sepé, com 1.150 hectares e 124 famílias envolvidas. Lá, a estimativa da colheita é de 100 mil sacas.

No dia 20 de março, será realizada a 17ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, que acontecerá no no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita. Um dos confirmados no evento é o ex-presidente Lula.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR