Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de novembro de 2017, 18h17

#OCUPELABxS: Laboratório de inovação cidadã é inaugurado no centro de Santos (SP)

Série de atividades criativas vão ocorrer de 28 de novembro a 16 de dezembro no LABxS

Série de atividades criativas vão ocorrer de 28 de novembro a 16 de dezembro no LABxS, na região central da cidade da Baixada Santista, litoral paulista. Todas gratuitas

Da Redação

Com uma proposta inovadora, o Laboratório Santista (LABxS) abre as portas para a comunidade numa série de atividades gratuitas, no chamado OCUPE LABxS. As intervenções vão marcar a inauguração do espaço na Baixada Santista, região metropolitana localizada no litoral do estado de São Paulo.

O laboratório de inovação cidadã é uma rede colaborativa que busca agregar iniciativas que tem como intuito melhorar a vida em comum das pessoas e fomentar a criatividade e a produção cultural, científica e de conhecimento.

Entre as atividades previstas no OCUPE LABxS estão a construção de uma horta comunitária, de forma colaborativa, a partir dos conhecimentos difundidos pela permacultura; um mutirão hacker de dez dias para prototipar mobiliários e refazer a fachada do prédio usando para isso conhecimentos complementares de profissionais e amadores; intervenções de arte e tecnologia de código aberto; rodas de conversa para elaborar um plano diretor para o novo espaço cultural e educacional voltado à prática do comum; um bazar mostrando que moda, decoração e sustentabilidade têm tudo a ver com um novo mundo; celebrações, festas, articulações.

O espaço que abrigará o Laboratório Santista (LABxS) é a antiga sede da Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira, que por mais de 50 anos atendeu os moradores da cidade, sobretudo da Vila Nova, Vila Mathias e Paquetá. São mais de 1200 metros quadrados, distribuídos em inúmeras salas e galpões, que agora passarão a ser utilizados para dinamizar a inovação cidadã, a cultura livre e a as atividades comuneiras da região. O imóvel foi cedido em comodato ao Instituto Procomum que nos últimos três meses realizou algumas atividades-teste e também reformou parte das instalações, recuperando telhado, parte hidráulica e elétrica.

Serviço

Local: Rua Sete de Setembro, 52 – Santos/SP

PROTOTIPANDO UMA HORTA URBANA

Processo coordenado pelo Ateliê Hacker e pelo Projeto GerminAção, irá promover a limpeza e preparação do terreno para a construção da horta comunitária do LABxS.

28/NOV – Mutirão Mão na Terra – prototipagem da hortacomunitária do LABxS (Lab Santista)  – horário das 10h30 às 17h

2/DEZ – Desenhando Hortas Urbanas – Atividade para prototipar a horta do LABxS e pensar novos modelos de hortas urbanas – 14h às 18h.

9/DEZ – Mutirão Mão na Terra – Plantio Colaborativo da horta comunitária do LABxS.- 14h às 18h

Inscreva-se aqui.

MARATONA DE DESIGN E CONSTRUÇÃO

Processo coordenado pelo São Paulo LAB em parceria com o Instituto Procomum, para desenvolver intervenções urbanísticas, arquitetônicas e de design na nova sede do Laboratório Santista (LABxS), entre elas a construção de uma vaga viva (parklet) e de uma nova fachada para o espaço.

2 e 3/DEZ – Desenhando o Mobiliário para o LABxS (Lab Santista)
Processo coordenado pelo São Paulo LAB em parceria com o Instituto Procomum, nessa oficina os participantes irão co-criar e desenvolver, utilizando um sistema modular de engradados de plástico, uma série de mobiliários e intervenções de design para ocuparmos a nova sede do Laboratório Santista (LABxS) – 10h às 18h.

8, 9 e 10/DEZ  – Mutirão Construindo o LABxS – Construção dos mobiliários e intervenções desenvolvidas ao longo de uma semana, transformando na prática o LABxS (Lab Santista) – 10h às 18h.

Inscreva-se aqui.

INTERVENÇÃO DE ARTE E TECNOLOGIA

Para promover a cultura digital e as intervenções de arte e tecnologia, a equipe do Atêlie Hacker vai abrir as portas do Espaço Dínamo, da Unimonte, apresentando o processo de fabricação digital de impressão 3D e cote a laser aplicadas a intervenções de arte e tecnologia.

4/DEZ –  –  Atêlie Hacker aberto –  Acompanhe o processo de criação da equipe do Atêlie Hacker no Espaço Dínamo da UNIMONTE – 15h às 22h.

Inscreva-se aqui.

SONHANDO UM ESPAÇO CULTURAL

Duas oficinas e roda de conversa para discutir o Plano Diretor do LABxS (Lab Santista)-  o que queremos para esse espaço, quais as regras, protocolos e projetos que ali serão realizados. Queremos construir um local para praticar e promover o comum, a inovação cidadã e a transformação cidadã. E vamos fazer isso de forma colaborativa e coletiva.

30/NOV –  primeira oficina para elaboração do plano diretor do LABxS (Lab Santista) – horário 14h às 18h.

14/DEZ – segunda oficina para elaboração do plano diretor do LABxS (Lab Santista) – 14h às 18h.

Inscreva-se aqui.

CELEBRAÇÃO OCUPE LABxS

10/DEZ – – inauguração das intervenções promovidas pelos parceiros do LABxS (Lab Santista) em nossa nova sede, com música e comida – 11h às 21h

BAZAR E FESTA LUZES DA VILA

O Projeto Luzes da Vila é uma organização de moda e sustentabilidade que realiza uma série de cursos e atividades para crianças e jovens no Morro São Bento, Santos-SP e vai organizar um bazar com roupas, acessórios, artigos para casa, comida e bebida. Toda a renda do bazar será revertida para a organização.

15 e 16/DEZ –  bazar com roupas, acessórios, artigos para casa, festa, discotecagem, comida e bebida. Oficinas gratuitas de moda e sustentabilidade. Toda a renda será revertida para a organização.  13h às 21h.

Mais informações aqui.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum