
A produtora de conteúdo Sabrina Caetano criou um abaixo-assinado virtual para pressionar o Instagram a criar a opção “racismo” na denúncia de publicações ofensivas na plataforma. Hospedada na plataforma Change.org, a petição busca 50 mil assinaturas.
No texto do abaixo-assinado, Sabrina diz que perdeu as contas de quantas vezes viu publicações, comentários e contas explicitamente racistas. “Até mesmo direcionadas à minha pessoa”, salienta.
No entanto, quando denunciou o conteúdo à plataforma, conta que “segundos depois” recebe mensagem de retorno. Nela, lê que “o Instagram analisou o conteúdo e que NÃO vão excluir e fazer nada a respeito, porque não viola as “Diretrizes de Comunidade”.
“Isso é INACEITÁVEL! Cadê a responsabilidade pela saúde mental e segurança da comunidade negra?”, escreveu ela, com esses destaques em letra maiúscula e negrito.
Sabrina fez também uma publicação sobre o assunto em seu perfil no Instagram. Além de produzir conteúdo sobre autocuidado e estética preta na plataforma, ela ainda é youtuber no canal Ativismo Negro.
É possível assinar a petição no link change.org/racismoinstagram.