Petição on-line pede que Instagram crie denúncia por racismo

Autora do abaixo-assinado, produtora de conteúdo diz que já tentou denunciar publicações com ofensas, sem sucesso, e que rede não tem opção específica

A produtora de conteúdo Sabrina Caetano criou um abaixo-assinado virtual para pressionar o Instagram a criar a opção “racismo” na denúncia de publicações ofensivas na plataforma. Hospedada na plataforma Change.org, a petição busca 50 mil assinaturas.

No texto do abaixo-assinado, Sabrina diz que perdeu as contas de quantas vezes viu publicações, comentários e contas explicitamente racistas. “Até mesmo direcionadas à minha pessoa”, salienta.

No entanto, quando denunciou o conteúdo à plataforma, conta que “segundos depois” recebe mensagem de retorno. Nela, lê que “o Instagram analisou o conteúdo e que NÃO vão excluir e fazer nada a respeito, porque não viola as “Diretrizes de Comunidade”.

 “Isso é INACEITÁVEL! Cadê a responsabilidade pela saúde mental e segurança da comunidade negra?”, escreveu ela, com esses destaques em letra maiúscula e negrito.

Sabrina fez também uma publicação sobre o assunto em seu perfil no Instagram. Além de produzir conteúdo sobre autocuidado e estética preta na plataforma, ela ainda é youtuber no canal Ativismo Negro.

É possível assinar a petição no link change.org/racismoinstagram.

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR