Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de julho de 2018, 22h00

Povo do semiárido começa caravana de 4 mil quilômetros contra a volta da fome

Ativistas vão percorrer o país para denunciar o crescimento da miséria no país. Ato cultural pediu o retorno de políticas públicas inclusivas

Foto: Telesur

Por Monyse Ravenna, no Brasil de Fato

Nesta sexta-feira (27), a cidade de Caetés, no Pernambuco, sediou o ato inaugural da Caravana Semiárido contra a Fome, iniciativa conjunta de Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Via Campesina e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) que percorrerá cerca de 4 mil quilômetros denunciando a volta da fome no país e a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a organização, 5 mil pessoas participaram do ato. Cristina Nascimento, da coordenação da ASA, lembrou que a Caravana só está acontecendo porque os diversos movimentos e organizações do campo se uniram. “a unidade desse momento é resistência”, afirma.

Vera Lúcia de Brito é agricultora e integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do estado de Alagoas. Ela é uma das 100 pessoas que seguem na Caravana que vai passar por Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Brasília. “Sou camponesa e nós estamos lutando para que políticas públicas que melhoram nossa vida no campo voltem, essas políticas é que ajudaram no combate à fome”.

Edinaldo Souza é um jovem agricultor do município de Quixeramobim. Ele também segue na Caravana. “Nasci no sertão cearense, sou agricultor, filho de assentados do primeiro assentamento conquistado com a luta do povo no Ceará, o assentamento 25 de Maio e nessa caravana vou representando a juventude da classe trabalhadora que não quer a volta da fome”.

“Lula está preso e não está, porque seu projeto está nas ruas e sendo representado pelo povo brasileiro”, afirmou Jaime Amorim, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ele também lembrou que a Caravana leva um recado para Lula, “o povo do nordeste não se rendeu, Lula será novamente eleito presidente para revogar as reformar. Nós vamos dar a Lula a maior vitória eleitoral que ele já teve no Nordeste”.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum