Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de setembro de 2019, 20h46

Povos indígenas convocam Dia da Amazônia

Os indígenas estão convocando mobilizações como forma de cobrar o governo Bolsonaro sobre suas políticas ambientais

Foto: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) lançou nesta segunda-feira (2) uma convocação para manifestações em defesa da Floresta Amazônica na próxima quinta-feira (5). A organização considera o aumento das queimadas e do desmatamento na Amazônia como um crime contra a humanidade e cobra responsabilidade do governo Bolsonaro.

“Dia 5 de Setembro é Dia da Amazônia. Para nós, guardiães das florestas, será um dia de luta, para lembrar que é preciso manter a atenção e a mobilização pela vida da nossa grande floresta e logo, pelas nossas vidas. Por isso, a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil convoca você para estar nas ruas neste dia”, disse em nota a organização.

A APIB pretende promover nesse dia uma grande mobilização que cobre maior responsabilidade do governo de Jair Bolsonaro com relação às suas políticas ambientais que têm permitido um crime contra a humanidade na Amazônia através do crescimento das queimadas e do desmatamento na região, que crescem a cada mês.

“É preciso que providências sejam tomadas em relação ao crime contra humanidade que vem sendo cometido através das queimadas e do grave desmatamento da Amazônia. Que o que foi queimado, seja reflorestado. Nós não temos plano B, o momento é grave e urgente. O Estado brasileiro precisa assumir a sua responsabilidade no que se refere às políticas ambientais”, afirma a APIB.

Na última sexta-feira, cerca de 14 tribos indígenas e quatro povos ribeirinhos da região da Bacia do Xingu, no Pará, se reuniram anunciando uma unidade contra o Governo Bolsonaro e em defesa da Floresta Amazônica.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum