Fórum Educação
18 de Maio de 2020, 16h35

Pressionado, Inep afirma que data do Enem não é “imutável”

A UNE realizou uma grande mobilização pelas redes sociais cobrando o adiamento do exame em razão da pandemia

Abraham Weintraub - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após uma forte campanha lançada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) em conjunto com influenciadores digitais, parlamentares e artistas em favor do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reconheceu nesta segunda-feira (18) que pode mudar a data da prova.

“A ação de divulgação das datas atuais baseou-se na importância de a sociedade ter conhecimento e segurança sobre a realização do Enem, além de possibilitar a superação de diversas fases preparatórias à efetiva aplicação do exame. A fixação de uma data não a torna imutável, ainda mais no atual momento”, disse o instituto em nota.

Segundo o Inep – órgão ligado ao Ministério da Educação – o Comitê Operativo de Emergência, criado pelo MEC em razão da pandemia, já discute a possibilidade adiamento do exame.

“Foram destaques das discussões, no âmbito desse Comitê, as tratativas empreendidas a respeito do cronograma do Enem 2020, ocasião em que já se demonstrou abertura para nova alteração da data de aplicação das provas, tão logo o cenário fique mais definido, o que se reafirma na presente Nota”, diz outro trecho da mensagem.

A nota, no entanto, não fala sobre os argumentos apresentados pelas entidades estudantis de que a manutenção do exame aumenta as desigualdades no ensino superior em razão da suspensão de aulas em escolas públicas e da implementação de ensino remoto em diversas instituições privadas.

A UNE chegou a entrar com uma ação judicial pedindo a suspensão do calendário, mas teve de ser reapresentada após orientação do Supremo Tribunal de Justiça. Cerca de 300 mil assinaturas foram colhidas em abaixo assinado promovido pela entidade após campanha realizada na última sexta-feira que fez a tag #AdiaEnem bombar nas redes.

Deputados também tentam aprovar uma mudança nas datas através de projeto de lei ou decreto legislativo.

Leia aqui a nota do Inep na íntegra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags
#