Entrevista exclusiva com Lula
28 de agosto de 2018, 07h55

Unicamp: Núcleo de Consciência Negra denuncia nova ameaça de neonazistas

A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da Unicamp, onde todos os moradores são negros. É a segunda ocorrência do gênero em um mês

O Núcleo de Consciência Negra da Unicamp denunciou mais uma ameaça de grupos neonazistas na universidade na tarde desta segunda-feira (27). A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da Universidade, onde todos os moradores são negros, de acordo com post no Facebook do NCN.

Este é o segundo caso de ameaças do gênero na universidade estadual. Há menos de um mês, pichações nazistas foram feitas em livros, computadores e mesas da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O suspeito foi identificado pelas câmeras de segurança do local e a Unicamp abriu investigação sobre o caso.

“Pelo visto, a integridade física e mental dos estudantes de pele escura estão em risco e seguem ameaçadas pelas interdições do racismo. Enquanto isso, as manifestações neonazistas que ocorreram na Unicamp semanas atrás, têm sido tratadas pela reitoria como atos de vandalismo”, diz a nota, em referência ao caso ocorrido no início de agosto.

“Essa ação soma-se a uma série de ameaças racistas que têm acontecido dentro da Unicamp há pelo menos três anos. Frente aos fatos, a reitoria vem se posicionando de forma irresponsável e omissa. Até quando isso seguirá?”, questiona a nota do NCN.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum