Vídeo: Deputado distrital do PSOL vai pedir exoneração de subsecretário que prendeu militante

“É absurdo que as pessoas sejam presas nesse país por militar, por defender o direito à moradia, que é um direito básico”, diz Fábio Felix

Publicidade

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF) anunciou que pedirá a exoneração do subsecretário de Operação do DF Legal, Alexandre Bittencourt. O parlamentar se dirigiu à 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, onde estava detido o ativista Thiago Ávila, do PSOL, nesta quinta-feira (25).

Ele foi preso por Bittencourt ao questionar um despejo promovido pelo governo do DF sem amparo legal. Ávila tinha ido ao local com uma liminar que suspendia a ação.

“Lutar não é crime”, disse Fábio, que repudiou a prisão arbitrária do ativista, na qual houve claramente “abuso total de autoridade”.

Direito à moradia

“É absurdo que as pessoas sejam presas nesse país por militar, por defender o direito à moradia, que é um direito básico, ainda mais no contexto de pandemia”, desabafou o deputado, acrescentando que o despejo das famílias foi ilegal.

Logo após a prisão, a hashtag #liberdadethiagoavila estava nos trending topics do Twitter em mobilização pela liberdade de Thiago, que já foi solto.

Assista ao vídeo:

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR