Prefeitura de Paris recebe multa por “excesso de mulheres em cargos de chefia”

Prefeita Anne Hidalgo, a mesma que homenageou Lula em março deste ano, ironizou sobre “prazer em receber uma multa por sermos feministas demais”

Escrito en MULHER el

Era ano de 2018, e a Prefeitura de Paris tinha um secretariado composto por 11 mulheres e 5 homens, o que significava que elas compunham 69% da equipe de trabalho da prefeita Anne Hidalgo.

Notícia positiva? Não para o Ministério da Função Pública da França, que anunciou nesta terça-feira (15) uma sanção por infração da Lei de Paridade de Gênero, por empregar um número muito mais de mulheres que de homens em cargos de confiança. Como punição, foi estabelecida uma multa de 90 mil euros (cerca de 558 mil reais).

A decisão foi ironizada pela prefeita Anne Hidalgo. “Tenho o prazer de anunciar que fomos multados por termos nomeado muitas mulheres para cargos de chefia”, comentou.

“De repente, a nossa gestão se tornou feminista demais. Essa multa é obviamente absurda, injusta, irresponsável e perigosa”, acrescentou a prefeita socialista.

Vale lembrar que Anne Hidalgo foi reeleita neste ano de 2020, para mais quatro anos de mandato como principal autoridade da capital francesa.

Antes de ser reeleita, em março deste ano, a socialista organizou um evento especial no Theatre du Gymnase para entregar ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva o título de cidadão honorário de Paris.