É ELA!

Marieta Severo fala sobre etarismo e política: "Lidamos com atraso violento"; veja vídeo

Atriz de 75 anos diz que não se preocupa com rugas e critica "extrema direita fascista que está no poder"

Marieta Severo tem 75 anosCréditos: Reprodução/Globo
Escrito en MULHER el

Marieta Severo fez uma fala forte sobre etarismo em um vídeo para a revista Marie Claire. A atriz de 75 anos aconselhou que os jovens "se olhem menos no espelho" e disse que não se preocupa com as rugas, mas sim com "perder a vontade de aprender".

"Só se fala agora em etarismo. Não existia isso anos atrás, você ficava velha e dane-se, acaba o seu lugar. O que me move, eu acho sempre, eternamente, é a curiosidade e a vontade de aprender. Quando você começa a perder isso, aí sim você acaba, em qualquer idade", afirmou.

A artista revelou que não se preocupava com as rugas e com a velhice quando tinha 20, 30 ou 40 anos. Por isso, se surpreende com a geração atual, que com 20 anos já quer "botar botox para ruga que talvez venha". "Isso é muito cruel", desabafou.

“Jovens, olhem-se menos no espelho. Tenho certa preocupação em como serão os egos. Fico vendo as crianças, os adolescentes, e penso: o que vai acontecer na vida dessas pessoas que ouvem o tempo todo que são maravilhosas e incríveis?! A vida é feita de aprovações e desaprovações. Lidar com frustrações é importante. Tenho a impressão de que não há mais espaço para frustração”, disse.

Veja vídeo:

Ela foi lembrada de quando falou sobre “botox cerebral” em uma conversa para a TV Cultura. À época ela já havia declarado despreocupação com as rugas. “É verdade. Meu grande temor é perder as faculdades mentais, aí a vida acaba. Claro que me cuido, passo cremes. Faço laser para tirar as manchas porque sou uma pessoa do sol. Mas o que desejo é lucidez e inteligência. E olha que eu disse isso muito antes de acontecer o que aconteceu com Aderbal… Posso estar toda enrugada, mas quero os meus neurônios todos funcionando. Porque aí invento a minha vida”.

Etarismo é a discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. O etarismo é um tipo de preconceito e pode assumir muitas formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam a discriminação etária, principalmente com pessoas idosas.

"Extrema direita deixou muito claro quais são os planos"

A atriz, que já revelou que se identifica com posições de esquerda, também criticou o fascismo e a extrema direita. Enquanto falava sobre os egos das crianças e adolescentes de hoje, ela reiterou que estava se referindo apenas a uma classe social, visto que "a maioria não tem nem internet para estudar".

Depois, comentou que a "extrema direita fascista que está no poder deixou muito claro quais são os planos, o que ela pretende e pensa".

"As pessoas sabem com o que elas estão lidando, e se elas apoiam elas sabem exatamente o que estão apoiando. Não é você lidar contra uma ideologia econômica, você lida com um atraso violento, com posições retrógradas em todos os sentidos, em todos os lugares. Quando você vota, em quem você está votando, o que essa pessoa fala? O que essa pessoa fala, ela é."