REPRESENTATIVIDADE

Ciro ignora críticas ao PDT e faz live de Dia das Mulheres sem Duda Salabert

As duas propagandas do PDT sobre mulheres na política excluíram a vereadora mais votada de Belo Horizonte e primeira mulher trans da casa legislativa, o que gerou questionamentos, solenemente ignorados por Ciro Gomes

Duda Salabert e Ciro Gomes.Créditos: Divulgação
Escrito en MULHER el

O ex-ministro Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, ignorou todas as críticas direcionadas ao seu partido com relação à exclusão de Duda Salabert (PDT-MG), vereadora mais votada da história de Belo Horizonte e primeira mulher trans da Câmara da capital mineira, de duas propagandas partidárias sobre mulheres na política

Conforme noticiado pela Fórum, a legenda evidenciou, em peças audiovisuais divulgadas na última semana, uma série de mulheres filiadas ao partido, mas excluiu Duda, um de seus principais quadros femininos. O fato gerou uma série de questionamentos, inclusive da própria vereadora, de usuários das redes sociais e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)

Ciro, no entanto, resolveu fazer o mesmo que seu partido. Ele anunciou uma live a ser realizada nesta terça-feira (7) para marcar o Dia Internacional das Mulheres com uma série de mulheres filiadas ao PDT, excluindo, mais uma vez, Duda Salabert

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais voltou a cobrar. "As duas propagandas do PDT sobre mulheres na política excluíram a vereadora mais votada de Belo Horizonte e primeira mulher trans da casa legislativa, o que gerou questionamentos, solenemente ignorados por Ciro Gomes", escreveu a entidade na postagem do pedetista sobre a live. 

Confira

Reações

 

O fato do PDT excluir Duda Salabert das propagandas sobre mulheres não passou despercebido. Erika Hilton (PSOL-SP), vereadora mais votada do país na eleição de 2020, protestou nas redes sociais. "A Duda Salabert foi excluída da propaganda partidária feminina do PDT na TV, mesmo sendo a vereadora + votada da história da sua cidade. Espero q os outros partidos q tem trans eleitas, inclusive o meu, não façam isso. E que nos apoiem, enquanto mais votadas, nas eleições 2022", escreveu a psolista. 

"Eu vi e fiquei horrorizada, mana. Que tristeza. Que deplorável. Minha solidariedade. Juntas vamos fazer história de novo, independente dos nossos partidos nos darem apoio para nossas próximas campanhas. E ainda poderemos atuar juntas", escreveu ainda a vereadora de São Paulo. 

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra Brasil) também repercutiu o fato ao compartilhar uma postagem da escritora Lana de Holanda. "PDT valoriza quais mulheres?", questionou. 

A própria Duda Salabert comentou na postagem: "Se a justificativa for que 'trans tira voto' , lembremos que as duas vereadoras mais votadas da última eleição no país são travestis, Erika Hilton e eu. Se insistirem, digo 'sou a mais votada da história de MG tb'" .