MISOGINIA

Isa Penna ingressa com notícia-crime e pedido de cassação de Delegado Olim

O deputado bolsonarista afirmou que a parlamentar teve “sorte” de ter sido vítima de assédio sexual e que ela “vai se eleger por causa disso”

O delegado Olim está na mira do MP.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en MULHER el

Conforme havia antecipado, a deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) ingressou, nesta segunda-feira (25), com notícia-crime e com pedido de cassação do mandato do deputado bolsonarista Delegado Olim (PP-SP). Ele declarou que a parlamentar tevê “sorte” de ter sido vítima de assédio sexual.

Isa encaminhou a notícia-crime ao Ministério Público (MP). O pedido de cassação, por sua vez, foi direcionado ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Olim afirmou, na noite de quarta-feira (20), em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, que Isa pode usar o fato de ter sido vítima de assédio sexual por parte de Fernando Cury (sem partido), que a apalpou no plenário da Alesp, em 2020, para se eleger como deputada federal.

Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso [assédio de Cury]. Sim, ela só fala nisso”, declarou Olim. Ele disse, ainda, que Cury é “um cara do bem”.

Na notícia-crime, à qual o UOL teve acesso, as advogadas que de Isa destacam que, “com suas falas, o requerido humilhou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo à condição de mulher, com a finalidade de dificultar o desempenho de seu mandato.”.

“Isso se depreende do fato de, nas suas falas, o deputado ter, publicamente, menosprezado o enfrentamento à violência sexual e ter tratado a atuação de Isa Penna, no combate a esse tipo de violência, como um espetáculo eleitoreiro”, acrescenta o documento.

Isa diz que Olim repete Mamãe Falei: “Assédio é violência, e não ‘brincadeira’”

A deputada Isa Penna havia dito que o Delegado Olim repetiu Arthur do Val (União Brasil-SP) ao se referir como “brincadeira “ ao assédio sofrido por ela no plenário da.

Assédio é violência, e não ‘brincadeira’, como você chama! Qualquer mulher que infelizmente já tenha passado por isso sabe que não é ‘brincadeira’. Qualquer homem que respeite as mulheres sabe que não é ‘brincadeira’. O que você chama de ‘brincadeira’ É CRIME!”, escreveu.

“Já antecipo que irei pedir seu afastamento do Conselho de Ética e que estou em contato com minhas advogadas para tomarmos uma atitude mais drástica, pois o que você falou, no meu entendimento, é QUEBRA DE DECORO, como foram os áudios do Mamãe Falei”, afirmou a deputada, comparando as declarações dos dois bolsonaristas.

Além de se referir ao assédio como "brincadeira", Olim riu quando o apresentador do podcast afirmou que "o cara deu uma apalpada nas tetas da mulher", em referência a Fernando Cury, e emendou: "Sorte dela, que ela vai se eleger por causa disso". 

“A violência contra a mulher mata todos os dias, e é por isso que jamais iremos nos furtar de denunciar a misoginia, o ódio às mulheres que tentam naturalizar neste país. Você desconhece tanto essa realidade que não nem mesmo consegue nomeá-la: MI-SO-GI-NIA”, acrescentou Isa.