KLARA CASTANHO".

Klara Castanho: Conselho de Enfermagem vai apurar vazamento

O conselho afirma que "seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional"

Conselho de Enfermagem de São Paulo.Créditos: Google Maps
Escrito en MULHER el

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) emitiu nota neste domingo (26) afirmando que irá investigar o vazamento que resultou na exposição da atriz Klara Castanho pelo colunista Leo Dias, pela atriz Antonia Fontenelle e influenciadores conservadores. Vítima de estupro, a artista decidiu manter sua gestação até o final e entregar o bebê para a adoção. O vazamento gerou uma onda de indignação.

Na carta aberta que publicou sobre o caso, Klara Castanho revelou que foi ameaçada por uma enfermeira. Teria sido essa profissional de saúde que vazou as informações para a imprensa. A equipe médica como um todo teria promovido violência obstétrica contra a atriz.

"O Coren-SP, assim como a sociedade brasileira, tomou ciência neste final de semana da situação exposta por atriz, que menciona, em uma carta aberta, ter sido alvo de ameaça de uma enfermeira e a seguinte confirmação por colunista da imprensa a respeito de informações sobre a entrega para adoção de um bebê fruto de um estupro", diz o órgão.

O conselho afirma que "seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional".

"O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria. Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados", finaliza.

Exposição de Klara Castanho gera indignação nas redes

Klara Castanho publicou neste sábado (25), uma comovente carta em suas redes sociais em que conta que foi estuprada e engravidou, mesmo tendo tomado pílula do dia seguinte. Ela diz que este foi "o relato mais difícil da minha vida", e explicou que não queria tornar o assunto público, mas já que a adoção foi exposta, ela resolveu se pronunciar.

A atriz explica que quando foi violentada sexualmente, ela não reportou o ocorrido à polícia por sentir "vergonha e culpa". Acreditou que, ao "fingir" que o episódio não aconteceu, ela "talvez esquecesse".

Ela destaca ainda que descobriu a gravidez ao passar mal e procurar um médico. Porém, o profissional que a atendeu não se solidarizou com sua dor e a violência sofrida, mesmo após revelar que foi estuprada.

O vazamento gerou uma onda de indignação com cobranças sobre o colunista Leo Dias, o portal Metrópoles e a atriz Antonia Fontenelle. O colunista chegou a publicar um pedido de desculpas neste domingo (26).

Na nota intitulada "Preciso me explicar a vocês e pedir perdão para Klara Castanho", Léo Dias conta que foi abordado por uma funcionária de um hospital privado e que Klara conversou com ele sobre o assunto.

Mesmo após se comprometer em não expor a história, Léo Dias o fez. Ele contou a história para pessoas próximas e falou sobre o assunto indiretamente no programa The Noite, de Danilo Gentili, o que contribuiu para a exposição. Em seguida, após carta aberta da atriz, ele deu detalhes do ocorrido em seu blog.

A diretora de redação do site Metrópoles, Lilian Tahan, publicou uma nota na noite de sábado (25) condenando o episódio.  “Estive fora do ar por algumas horas. Ao voltar, uma surpresa muito triste. Expusemos de forma inaceitável os dados de uma mulher vítima de violência brutal. A matéria foi retirada do ar", escreveu. Leo Dias compartilhou a nota em suas redes.