A igualdade de gênero é fundamental para o desenvolvimento econômico e social e, no contexto do empreendedorismo, é essencial abordar questões relacionadas ao uso do dinheiro e à educação financeira das mulheres, pois sabemos que a mulher tem desafios adicionais para crescer, conciliar maternidade, dupla jornada, necessidade de se capacitar, liderar, criar redes de apoio e de relacionamento, lidar com fatores socioemocionais, síndrome da impostora e outras. Por isso, o BB criou a plataforma Mulheres no Topo.
A plataforma engloba diversos aspectos do empreendedorismo feminino, como:
Soluções Financeiras:
- Prazo e carência diferenciados nas linhas Giro Mulher Empreendedora e FCO Mulher Empreendedora. Para o FCO há isenção da apresentação da cartão-consulta e valor financiável de até 100%.
- Solução de prorrogação de até 4 parcelas da operação de Capital de Giro Digital com o Giro Mãe Empreendedora;
- Programa Primeira Exportação – Mulheres no Mundo: Em parceria com a ApexBrasil, é um programa de capacitação e assessoria em exportação para empresas que possuem mulheres em seu capital social.
- Educação Empreendedora: Incentivo à capacitação, treinamentos com parceiros para o desenvolvimento profissional como o EduK, English Live, Liga PJ, artigos e posts no Blog BB;
- Ofertas e Promoções: para impulsionar os negócios e condições especiais com parceiros, além de cashback e o programa de relacionamento Benefícios BB Empresas
- Saúde e Segurança: para que tenham qualidade de vida e sucesso nos negócios, com foco na saúde mental e física da mulher, além de um espaço para denúncia de violência contra a mulher
- Histórias que inspiram: trajetórias de mulheres que chegaram ao topo com o apoio do BB
Um exemplo de mulher que empreendeu foi Mazé Lima, que ao voltar da sua licença-maternidade e ser demitida, começou a fazer doces para vender na rua. Com perseverança, cresceu, conquistou seu espaço e viu que, além de criar seu próprio emprego, poderia dar oportunidade para mais pessoas. Da dificuldade para encontrar outro emprego, empreender foi sua saída.
Conheça a história de Mazé no episódio da série Empreendedoras do Brasil, por meio deste link do Youtube do BB.
Assim foi também com a Zica Assis, uma empreendedora incentivada pela busca de liberdade e crescimento, que aos 21 anos, iniciou na área de beleza e viu ali uma oportunidade para ir atrás de alternativas que lhe permitissem ser respeitada com o seu cabelo natural, traço da sua identidade.
A trajetória de Zica, também participante da série Empreendedoras do Brasil, está disponível neste link.
O Banco do Brasil está comprometido em transformar sonhos em realidades, empoderando cada vez mais mulheres a alcançarem o topo de suas jornadas empreendedoras nos mais diversos aspectos de suas necessidades, para que sigam empreendendo, sonhando e chegando aonde elas quiserem.
Para mais informações, acesse o programa Mulheres no Topo pelo site do BB.