De acordo com relatório da Times Higher Education (THE), consultoria britânica que analisa dados de desempenho acadêmico de universidades de todo o mundo, 55 das 200 melhores universidades que compõem o World University Rankings 2025 são presididas por mulheres.
O ranking, que avaliou as melhores instituições de ensino do mundo, tem no seu top 5 as universidades de Oxford, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Harvard, Princeton e Cambridge — dessas, três são lideradas por mulheres.
Te podría interesar
Ao todo, 27% das universidades no mundo têm mulheres à frente de seu corpo decisório: em 2024, o total era de 50 mulheres líderes, um número que quase dobrou na última década (em 2015, era de apenas 28), como afirma a CNN.
Entre as cinco melhores universidades do mundo, Oxford (o primeiro lugar), o MIT (segundo lugar) e Cambridge (o quinto lugar) são lideradas por mulheres:
Te podría interesar
- A Universidade de Oxford tem Irene Tracey, especialista em neurociência anestésica e ex-diretora do Merton College;
- O MIT tem Sally Kornbluth, especialista em biologia celular;
- A Universidade de Cambridge tem a vice-reitora Deborah Prentice, especializada em psicologia e ex-reitora da Universidade de Princeton, avaliada como a quarta melhor do mundo.
Outras instituições consideradas pela pesquisa foram as Universidades de Yale, Columbia, Washington, Nova York e Melbourne, todas lideradas por mulheres e consideradas entre as 10 melhores instituições do mundo com liderança feminina.
Dados da THE indicam que, dos 30 países e regiões a compor o ranking das 200 melhores instituições do mundo, pelo menos metade não tem reitoras ou presidentes mulheres em nenhuma de suas instituições de ensino.
Já aqueles com maior número de mulheres na liderança são a América do Norte, em primeiro lugar; e, em seguida, a Europa.