Fórumcast #20
13 de novembro de 2017, 19h16

AO VIVO: Mulheres tomam as ruas do Rio contra a criminalização do aborto em caso de estupro

Dezenas de capitais brasileiras contam com atos e manifestações de mulheres contra a PEC 181, que foi modificada para criminalizar o aborto em casos de estupro. Acompanhe ao vivo o ato do Rio de Janeiro

Por Redação

Milhares de mulheres saíram às ruas nesta segunda-feira (13), em diversas capitais do país, contra a PEC 181, aprovada em comissão na Câmara dos Deputados na semana passada.

A proposta ficou conhecida como o “cavalo de Troia das mulheres” pois, num primeiro olhar, a PEC é positiva, já que prevê uma ampliação do período de licença maternidade para as mães de prematuros. Porém, numa manobra de má fé, enxertaram, no texto do projeto original, uma mudança que busca colocar a vida como inviolável desde a concepção, abrindo espaço para a criminalização do aborto, por exemplo, em casos de estupro.

Leia mais sobre o assunto: Por que a PEC 181 ganhou o apelido de “Cavalo de Tróia das Mulheres”?

No Rio de Janeiro, o ato das mulheres foi batizado de “Todas contra 18”, em referência aos dezoito deputados que aprovaram o projeto na comissão especial.

Veja também:  Senadora conhecida como "Moro de saias" recorre à cassação de seu mandato por abuso de poder

Acompanhe ao vivo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum