Cury diz que assédio a Isa Penna foi “gesto de gentileza” e Freixo rebate: “É de uma canalhice nojenta”

Em depoimento ao Conselho de Ética da Alesp, Cury afirmou que não teve “maldade” ao abraçar Isa por trás e colocar a mão no seio da deputada

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) repudiou declarações do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), durante depoimento no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta quarta-feira 24). Cury é acusado de importunação sexual pela deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP).

“’Gesto de gentileza’, foi assim que o deputado Fernando Cury definiu o crime que ele cometeu contra Isa Penna. É de uma canalhice nojenta. Que ele responda pelo ataque e seja cassado. Minha solidariedade e apoio a Isa”, postou Freixo.

Câmeras da Alesp registraram o parlamentar do Cidadania abraçando Isa por trás e colocando a mão no seio da deputada.

Cury voltou a negar o crime e afirmou que se tratou somente de um “gesto de gentileza”. “O abraço que eu dei na deputada Isa Penna foi um gesto que eu quis fazer de gentileza, justamente porque eu ia interromper uma conversa que ela estava tendo com o presidente Cauê Macris”, disse ele.

“Gesto esse, no meu entendimento, completamente sem maldade, completamente sem segundas intenções, um gesto que não teve qualquer conotação de intenção sexual, mas que a deputada Isa Penna, no seu direito, evidentemente, considerou constrangedor e ofensivo”, afirmou, acrescentando um pedido de desculpas à deputada e aos colegas da Alesp.

“Continuação da violência”

Isa Penna esteve presente ao encontro virtual e pediu a palavra ao final da sessão. “Eu não prestei depoimento: faço esse pedido aos colegas. Isso que aconteceu hoje é uma continuação da violência. Peço que eu seja ouvida, interrogada, reforço o pedido de perícia e da oitiva dos deputados, em especial Teonilio Barba (PT), Cauê Macris (PSDB), Carlão Pignatari (PSDB) e Gilmaci Santos (PRB). Já estou fazendo este requerimento”, argumento ela.

Os deputados mencionados presenciaram a cena e alguns, inclusive, lamentaram o episódio no momento em que aconteceu.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR