DF: Milhares de mulheres tomam as ruas da capital federal contra o machismo e por mais direitos
Confira fotos e relatos do ato que reuniu mais de 2 mil pessoas para marcar o Dia Internacional da Mulher em Brasília
Por Maíra Streit, de Brasília
Milhares de mulheres tomaram as ruas das principais capitais do país para marcar o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), e levantar suas bandeiras contra o machismo, a misoginia, por mais direitos e igualdade de oportunidades entre os gêneros.
Em Brasília (DF) não foi diferente. O ato, que saiu do Museu da República e foi até a Praça dos Três Poderes, contou com a presença de movimentos sociais, coletivos feministas, sindicatos e mulheres das mais variadas frentes de atuação, dentro e fora da militância institucionalizada, que se uniram para fazer deste 8 de Março um dia não só de homenagens, mas também de luta e resistência.
Confira abaixo alguns depoimentos colhidos pela reportagem da Fórum e imagens da manifestação registradas por Arnaldo Saldanha, colaborador da Rede Fórum.
Sara Andrade, 37 anos, autônoma
“Vivi violência doméstica. Machismo está muito vinculado à educação. Tento criar minha filha com liberdade. Temos que ser o que queremos ser. Desde pequena compro carrinho, sou contra imposições de gênero”
Vera Lúcia Araújo, 56 anos, advogada
“O que me motivou a vir é o combate à discriminação, das mais simbólicas às mais agressivas, como o feminicídio”. Ela diz que, mesmo com a Lei Maria da Penha, o Judiciário não conseguiu ainda atender as demandas das mulheres negras. “Ele faz cumprir a lei com a seletividade de um poder de brancos para brancos”
Luara Learth Moreira, 26 anos, artista
“Queria estar junto de outras mulheres para lutar contra o machismo, o racismo, a homofobia, que estão estruturados na sociedade. A onda conservadora e o fundamentalismo se intensificam no país. Temos uma mídia nefasta, em que as minorias estão cada vez mais marginalizadas”
Quantas matérias por dia você lê da Fórum?
Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.
Apoie a Fórum