Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de janeiro de 2020, 17h39

Mulheres fazem ato em praia de Salvador contra gordofobia: “foi libertador”

Ato do "Vai Ter Gorda" também aconteceu no Rio e em Fortaleza

Ato "vai ter gorda" em Salvador (Foto: Paulo Arcanjo)

O coletivo feminista “Vai Ter Gorda”, que atua em prol da diversidade e contra a gordofobia, levou várias mulheres neste domingo (12) à praia do Porto da Barra, em Salvador, para protestar contra o preconceito e pelo direito das mulheres gordas ocuparem os espaços públicos. Ato aconteceu também no Rio de Janeiro e em Fortaleza.

“É um dia de grito contra a gordofobia, contra o preconceito e descriminação contra nós mulheres. Nós somos a resistência e merecemos respeito”, pediu a coordenadora do coletivo, Adriana Santos. Em janeiro, o “Vai Ter Gorda” completou quatro anos, e protesto deste domingo também veio em forma de comemoração.

“O público interagia, tiravam fotos e aplaudiam. Foi libertador cada grito de guerra das nossas companheiras”, celebrou Adriana. “Eu me emociono sempre que vejo uma mulher gorda que nunca vestiu um biquíni se tornando nossa ‘membra'”, contou uma participante.

O grupo também se articula para exigir políticas públicas para tirar as mulheres gordas de uma exclusão do mercado de trabalho, além de apoiar outras demandas de direitos humanos.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum