Orlando Morando, do PSDB, extingue Fundação Criança em São Bernardo após ganhar eleição

Entidade existia desde 1974 e promovia assistência a crianças e adolescentes em situação de risco social; verba vinha do estacionamento rotativo, que foi concedido pelo tucano à iniciativa privada

Evento de fim de ano da Fundação Criança com entrega de presentes e Papai Noel em 2019 (Foto Reprodução/Fundação Criança/Internet)
Escrito en NOTÍCIAS el

Uma entidade de assistência social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que foi constituída em 1974 foi oficialmente extinta nesta sexta-feira (27) pela Prefeitura de São Bernardo.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) esperou se reeleger para extinguir a fundação. Projeto de lei de sua autoria foi aprovado pela Câmara Municipal e teve a sanção do tucano publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial.

A justificativa mostra o descaso da gestão tucana com a área social. A verba da fundação vinha da arrecadação que a prefeitura tinha com o estacionamento rotativo nas ruas. O serviço foi concedido à iniciativa privada, como é típico de administrações do PSDB. E, com a concessão, Morando alegou que a prefeitura não tinha mais dinheiro para bancar a fundação.

A entidade desenvolve – ou desenvolvia – trabalhos para tirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, de situação de rua ou ainda submetidos a outras violações. Ainda buscava fortalecer os vínculos familiares e contribuir para o retorno ou permanência na escola. Também tinha programas de qualificação profissional voltado a adolescentes.

Atividades lúdicas, recreativas, de educação e cidadania estavam entre as promovidas pela fundação. Uma das atividades do ano passado, por exemplo, foi a visita de voluntários de uma empresa alimentícia na época do Natal, num evento com distribuição de brinquedos e Papai Noel. Segundo o site da fundação, ainda no ar, ela possui seis unidades para atendimento, preferencialmente na periferia da cidade.

Mas tudo isso acabou. O tucano tirou a fundação de cena. Alegou que os serviços podem ser absorvidos pela Secretaria de Assistência Social.  

Crítica

O advogado Ariel Castro Alves, especializado em defesa de direitos da criança e adolescente e que presidiu a fundação, criticou a medida em sua rede social. “Vergonha. Governo nefasto que atenta contra os direitos da infância e juventude!”, escreveu.

Outra ex-presidente da entidade se manifestou em redes sociais. Marlene Bueno Zola, que esteve à frente da fundação entre 2004 e 2008, escreveu: “O sr. prefeito Orlando Morando não prioriza a criança e o adolescente. Passará para a história como o prefeito que extingue a Fundação Criança de São Bernardo do Campo”.

Alves participou de uma live nesta quinta-feira (26) sobre o fechamento da entidade. Participaram também a vereadora Ana Nice, do PT de São Bernardo, e Juliana Rocha, do Fórum Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.

Relatos de adolescentes atendidos, falando da importância do trabalho desenvolvido pela fundação para suas vidas, foram lidos.