Portais da Justiça Federal do DF sofrem ataque hacker e estão fora do ar

Sistema de consulta a processos e emissão de certidões estão inacessíveis por motivos de segurança; Tribunal afirma que "não houve danos ao ambiente computacional"

Foto: divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

O sistema do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) foi vítima de um ataque hacker e, por conta disso, os portais da Justiça Federal do DF e de 13 estados foram retirados do ar.

Por meio de uma nota, a administração do tribunal confirmou a invasão e disse que "tomou ciência do acesso indevido ao seu ambiente de dados" por volta das 19h da última quinta-feira (26).

A administração do tribunal também informou que, por conta do ataque, resolveu tirar do ar o sistema para impedir "qualquer acesso remoto".
O comunicado ressalta que a "equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal permanece trabalhando e espera, já neste sábado (28) iniciar, de forma gradativa, o restabelecimento dos serviços de TI para acesso externo".

Uma investigação já está em curso para a apuração dos fatos e rastreamento dos autores do ataque, todavia, o Tribunal afirma que "não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional", informa o G1.

PF prende em Portugal hacker suspeito de invadir sistemas do TSE

A Polícia Federal deflagrou, na manhã deste sábado (28), a Operação Exploit e prendeu, em uma ação conjunta com a polícia portuguesa, um hacker suspeito de invadir os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a apuração do primeiro turno das eleições, no dia 15 de novembro. O ataque teria sido o motivo da lentidão na divulgação dos resultados.