Coronavírus e pressão de Trump fazem Boeing desistir da compra da Embraer

Ratificação do acordo expirou nesta sexta e, segundo a revista Veja, a diretoria da empresa brasileira estava ciente de que os estadunidenses pulariam fora

Foto: Divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

A Boeing desistiu do acordo bilionário pela compra da Embraer. A crise causada pelo coronavírus, com a parada dos voos, e a pressão do presidente Donald Trump foram a pá de cal para que a empresa dos Estados Unidos desistisse da negociação de 4,2 bilhões de dólares pela compra da companhia brasileira, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (24) pela revista Veja.

A negociação envolvia a fusão entre as duas empresas, que teria 80% da nova companhia comandada pela Boeing. O acordo aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), tinha até esta sexta para ser ratificado pelos estadunidenses.

Segundo fontes ouvidas pela Veja, a diretoria da Embraer estava ciente de que a Boeing daria para trás e que o acordo foi por água abaixo. A pressão do presidente Trump, em meio ao auxílio destinado pelo seu governo para a empresa enfrentar as dificuldades do setor aéreo na pandemia inviabilizaram o acordo.