Vídeo que mostra Piñera com espasmos abre especulações sobre saúde neurológica do presidente chileno

Imagens mostram que o mandatário não consegue controlar seus tics nervosos, levando também a comparação com problemas de Angela Merkel e a pedido do Congresso por revisão médica oficial

Sebastián Piñera (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

Nos últimos dias, um dos vídeos mais visto no Chile através das redes sociais é um onde o presidente do país, Sebastián Piñera, está sentado, assistindo o velório de seu tio-avô, o padre Bernardino Piñera. Em 44 segundos, é possível ver o mandatário sentado, tentando controlar seus espasmos, mas sem sucesso, já que não consegue parar de mover a cabeça, os ombros e os pés.

As imagens têm provocado diversas especulações na imprensa chilena sobre a saúde de Piñera, que tem 70 anos de idade. Alguns meios, como o El Ciudadano e o canal televisivo La Red, especulam com a possibilidade de que o presidente chileno possa ter algum problema neurológico.

Os tics nervosos de Piñera são conhecidos no Chile, e inclusive lembrados por muitos humoristas que o satirizam, mas algumas fontes de meios locais, ligadas ao Palácio de La Moneda, afirmam que têm se intensificado desde o começo da revolta social no país, em outubro de 2019, situação que não melhorou a partir da pandemia e da piora dos números do coronavírus no país, a partir de maio. Durante todo este período, o presidente tem evitado aparições em público.

Diante dessa situação, alguns parlamentares da oposição, 3 parlamentares da oposição já enviaram ao Congresso um pedido de revisão de saúde do presidente.

Um deles é o senador Juan Ignacio Latorre, da Frente Ampla. “Sou profissional da saúde mental, e como tal falo como tal, e não como político opositor, com toda a seriedade possível, que acredito que, por sua própria saúde, seria importante que o presidente passasse por uma revisão médica”, comentou Latorre.

O vídeo do presidente chileno também despertou comparações com o caso da chanceler alemã Angela Merkel, que apareceu em pelo menos 3 vídeos em público também com espasmos incontroláveis. Meses depois, ela anunciou que não concorrerá ao seu quinto mandato consecutivo, nas eleições que ocorrerão no país em 2021.