Após Ministério da Saúde, hackers derrubam sistema e apagam dados da PF e PRF

Dados de policiais com dívida ativa com a União foram excluídos; órgãos de segurança do governo avaliam que informações de condutores cadastrados em bancos de dados da PF e da PRF também tenham desaparecido

Foto: Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

Um ataque hacker derrubou o sistema interno da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados.

Os órgãos de segurança do governo avaliam que informações de condutores cadastrados em bancos de dados da PF e da PRF também tenham desaparecido.

As corporações foram atingidas no dia 10 de dezembro, mas o fato foi divulgado somente nesta segunda (20), em meio a ataques a outros órgãos do governo, entre eles, o Ministério da Saúde.

Segundo fontes policiais, ouvidas pela reportagem do R7, os sistemas permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados.

As informações roubadas estariam em duas redes de servidores. As investigações, até o momento, não chegaram aos autores, nem à localização dos hackers.

PRF se pronuncia por meio de nota

A PF disse que não comenta investigações em andamento e a PRF se pronunciou por intermédio de nota:

"Na sexta-feira (10), a PRF foi alvo de um incidente de segurança em uma de suas bases de dados, o que provocou a indisponibilidade de alguns sistemas, dentre eles o SEI.

Não foi identificado vazamento de dados.

Desde o momento que o incidente foi identificado, este foi imediatamente bloqueado. Equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)".