De acordo com revelações do portal R7, Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do presidente da República, foi vacinada com a CoronaVac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e o governo estadual de São Paulo.
Segundo os dados revelados, a mãe de Bolsonaro foi vacinada no dia 12 de fevereiro. A família de Bolsonaro chegou a pedir sigilo ao município de Eldorado, que fica no interior paulista.
O que chama atenção é que, quando o governador João Doria anunciou a parceira com o governo da China, os filhos de Bolsonaro foram às redes questionar a qualidade do imunizante e iniciaram uma campanha de difamação da vacina apelidando-a de "VaChina".
O deputado Eduardo Bolsonaro, por meio das redes sociais, chegou a insinuar que o vírus era uma criação do governo da China e que, posteriormente, teria a cura para o vírus que assola o planeta. O post estremeceu as relações entre o governo da China e o Brasil.
Também por meio das redes sociais, o presidente Bolsonaro chegou a afirmar que "o povo brasileiro não seria cobaia de ninguém" ao se referir a vacina chinesa.
Na semana passada, o Ministério da Saúde assinou contrato com o Instituto Butantan para a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac.