"O BBB reproduz o mundo do trabalho contemporâneo", diz socióloga

Silvia Viana, autora do livro "Rituais de sofrimento", que analisa o Big Brother e outros realitys, afirma que tais programas reproduzem métodos utilizados no mercado de trabalho para selecionar e eliminar trabalhadores

Escrito en NOTÍCIAS el

Para a socióloga Silvia Viana o Big Brother mostra “uma coisa que é a própria realidade da empresa contemporânea”.

A autora do livro “Rituais de sofrimento”, que é a sua tese de doutorado onde analisa a estrutura dos reality shows, também declarou, durante entrevista na edição desta terça-feira (23) do Manhã Fórum que, “esse programa é a reprodução de algo que nos já vivemos há muito tempo no mundo do trabalho”.

A autora também declarou que “fica surpresa com a surpresa das pessoas de quando o Bolsonaro fala ‘tem que torturar’, sendo que a gente vem assistindo a sessões de tortura televisionada há pelo menos 20 anos”.

Em outro momento, Silvia Viana também analisou como as provas de resistência, a competição diária entre as pessoas do programa e os métodos de eliminação presentes no BBB estão, de certa maneira, presentes no mundo do trabalho na contemporaneidade.

Para a autora, a classe trabalhadora na contemporaneidade, que não vive mais a realidade salarial, vive diariamente sobre incertezas e competições entre os pares, assim como os participantes no reality.

A entrevista na íntegra com a socióloga Silvia Viana você confere abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bXM3u_x-TNo&list=PL0M7rdgIk2ijHOBKo_Q5p-uX7nV_yxUI0&index=1