Maduro critica Bolsonaro e anuncia envio de mais oxigênio a Manaus

“Apenas tinha que dizer obrigado, muito obrigado", disse o presidente da Venezuela sobre seu homólogo brasileiro

Caminhões venezuelanos com oxigênio rumo a Manaus (Foto: Márcio James)
Escrito en NOTÍCIAS el

Por Mário Adolfo Filho

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou, durante transmissão ao vivo ontem (2) que enviará mais uma carga de oxigênio a Manaus. É o quarto carregamento do insumo transportada pelo governo bolivariano em caminhões próprios até o Amazonas, que ainda sofre com a falta do produto em muitas unidades de saúde.

Segundo Maduro, dois caminhões sairão da Venezuela por estrada e seguem até o Amazonas, enquanto outro ficará no estado de Roraima, que também vem passando por dificuldades de abastecimento. O próprio secretário de saúde de Roraima, Marcelo Lopes, havia anunciado que o governo pediria ajuda à Venezuela.

O oxigênio que será enviado a Manaus vem de uma fábrica estatal venezuelana, com planta industrial em Puerto Ordaz, no estado de Bolívar. Toda a carga vem chegando em forma de doação.

Maduro tem criticado fortemente o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que sequer agradece a ajuda do país vizinho. Falando em espanhol durante a transmissão do canal estatal Venezuela de Televisão (VTV), Maduro ainda disse que o presidente brasileiro precisava ao menos agradecer ao gesto. “Apenas tinha que dizer ‘obrigado, muito obrigado'”, disse, em português, apelando para que se abandone “a luta ideológica entre o Trump de Brasil, Jair Bolsonaro, e nós, a esquerda”.

Nicolás Maduro comanda um país herdado do presidente Hugo Chávez e há anos sofre sanções e bloqueios impostos pelos Estados Unidos e União Europeia, com graves consequências sobre a economia local e para as finanças públicas.