Indicado por Paulo Guedes, Eduardo Rios assume presidência do IBGE

Susana Guerra, ex-presidenta da instituição, pediu exoneração após cancelamento do Censo 2021

Foto: Agência Brasil
Escrito en NOTÍCIAS el

O economista Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto foi nomeado nesta terça-feira (27) presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Susana Guerra, a ex-presidenta do órgão, pediu exoneração depois do cancelamento do Censo 2021.

O nome de Eduardo Neto já circulava como o provável substituto de Guerra e, além disso, ele é uma indicação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em sua alegação oficial, Susana Guerra afirma que pediu a exoneração por "motivos pessoas e de família", porém, nos bastidores o fato de a redução de verbas ter do IBGE ter inviabilizado as realização do Censo Demográfico 2021 foi a gota d'água para ela deixar a instituição.

O novo presidente do IBGE é formado em economia, tem doutorado em Demografia e é membro da Academia Brasileira de Ciências e professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

EM março deste ano, Eduardo Rio e Susana Guerra, que deixa a presidência do IBGE, escreveram um artigo em parceria onde afirmara que a não realização do Censo traria problemas ao Brasil no que diz respeito sobre informação e conhecimento censitário do país.

"Sem o Censo em 2021, as ações governamentais pós-pandemia serão fragilizadas pela ausência das informações que alicerçam as políticas públicas com impactos no território brasileiro, particularmente em seus municípios", escreveram.

“Apagão estatístico”: Governo Bolsonaro suspende Censo pela segunda vez; entenda o que isso significa

O governo federal anunciou na última sexta-feira (23) que o Censo 2021 será suspenso por falta de recursos previstos no Orçamento deste ano sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo a Lei 8.184/1991, o Censo deveria ser feito a cada dez anos. Portanto, de acordo com a legislação a pesquisa já deveria ter sido realizada no ano passado. Mas foi cancelada pelo segundo ano seguido.

O último levantamento foi feito em 2010, na ocasião o ex-presidente Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia receberam uma equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para responder ao questionário e incentivar que as pessoas participassem da pesquisa. “Quando chegar o pesquisador do IBGE, por favor, responda com a maior sinceridade, com a maior verdade absoluta. Se puder, ofereça até um cafezinho para o companheiro. Cada palavra sua é que vai dar o retrato fiel do que será o país daqui a uns dois anos, quando estiver tudo elaborado, tudo pronto e for divulgado”, disse Lula naquele ano.