Ipec mapeia eleitores desiludidos com Bolsonaro; 53% não votariam mais nele

Pesquisa mostrou ainda que 22% dos que escolheram o atual presidente na eleição de 2018 votarão, no próximo ano, no ex-presidente Lula

Foto: Esquerda Diário (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

O Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou um levantamento inédito com o eleitorado brasileiro: mapear quem são, e quantos são, os cidadãos que votaram no presidente Jair Bolsonaro em 2018, mas que não o farão novamente no ano que vem.

Segundo os dados apresentados na pesquisa, que foi realizada entre os dias 17 e 21 de junho, com 2.002 pessoas em todos os estados do país, 53% daqueles que votaram em Bolsonaro na última eleição não pretendem repetir a escolha em 2022, enquanto 47% afirmam manter fidelidade eleitoral ao atual presidente.

O mesmo levantamento apontou também que 22% dos brasileiros que votaram em Bolsonaro, agora, declaram voto no ex-presidente Lula nas eleições do próximo ano.

Em relação ao perfil geral desses eleitores que “viraram a casaca”, a pesquisa do Ipec revelou que, na verdade, eles eram orginalmente eleitores de Lula e do PT, mas que no último pleito optaram por Bolsonaro. Portanto, estariam apenas retornando agora para o candidato de sua preferência.

Esses brasileiros, de acordo com classificação estabelecida na pesquisa, majoritariamente estudaram até o Ensino Fundamental, são moradores da Região Nordeste, residentes no interior, com renda familiar de até um salário mínimo e de municípios de até 50 mil habitantes. A maior parte deles também se declara preto ou pardo.