Eduardo Bolsonaro faz lobby para armas ucranianas: "Responsável direto pelo orçamento militar", diz site

Em visita a Kiev, Eduardo Bolsonaro, que foi escrivão da PF, foi tratado ainda como "ex-oficial das forças especiais" que estaria avaliando armas que serão compradas pelo Exército Brasileiro

Eduardo Bolsonaro em encontro com representantes da indústria de armamentos na Ucrânia (Reprodução)
Escrito en NOTÍCIAS el

Em visita à Kiev na última semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) articulou lobby pela indústria de armas da Ucrânia e foi tratado, segundo o site Defense Express, como "responsável direto pelo orçamento militar da República Federal".

O site, escrito em ucraniano, diz que Eduardo viajou junto com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e se reuniu com representantes da indústria de armamentos, avaliando pessoalmente as armas, que eram amostras privadas das empresas.

"Podemos supor que, após uma avaliação preliminar das capacidades da indústria de defesa da Ucrânia, o lado brasileiro passou a "estimar" projetos ou modelos específicos para seu exército", diz o site.

Ex-escrivão da Polícia Federal, Bolsonaro também foi tratado como "ex-oficial das forças especiais" - cargo que nunca exerceu - sendo "capaz de avaliar de forma independente algumas das armas e sua possível eficácia e necessidade no exército da República Federal, e provavelmente tem alguma influência sobre outro ex-militar - o atual Presidente do Brasil Jair Bolsonaro (na verdade ele é filho)".

"Assim, na sequência dos resultados desta visita, podemos esperar o aprofundamento das relações bilaterais na área da defesa entre os dois países e a conclusão dos primeiros contratos", diz a reportagem.