Eleições 2022: Lula lidera pesquisa para a presidência entre eleitores de SP

Em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, se dependesse da população de São Paulo, o petista venceria com 13 pontos de diferença

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en NOTÍCIAS el

Além de liderar todas as pesquisas eleitorais feitas em âmbito nacional, o ex-presidente Lula (PT) é também o favorito entre a população do estado de São Paulo para vencer o próximo pleito à presidência.

Segundo pesquisa Ipespe encomendada pelo site Valor Investe e divulgada nesta quinta-feira (2), o petista aparece na frente de todos os demais eventuais candidatos com 32% das intenções de voto. Já Jair Bolsonaro (sem partido) figura na segunda posição, com 28%.

O terceiro lugar na pesquisa com eleitores de São Paulo é Ciro Gomes (PDT), que soma 9%. Ele está tecnicamente empatado com o governador do estado, João Doria (PSDB), que tem 8% das intenções de voto.

Fecham a lista o apresentador José Luiz Datena (PSL), que tem 6%, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), que figura com 5%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que aparece com 1%.

8% disseram que votarão em branco ou nulo e outros 3% não sabem ou não quiseram responder.

Segundo turno

A pesquisa Ipespe simulou também, para os entrevistados de São Paulo, um segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula.

Seguindo a tendência dos levantamentos nacionais, o estudo mostra que o petista levaria a melhor com boa vantagem. O ex-mandatário figura com 47%, contra 34% do atual chefe do Executivo - uma diferença de 13 pontos. 17% afirmaram que, nessa situação, votariam em branco ou nulo, enquanto outros 3% não sabem ou não responderam.

O Ipespe ouviu 1 mil pessoas do estado de São Paulo entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.