Escola de Cuiabá suspende professora por críticas a Bolsonaro

Os comentários da professora feitos em aula foram gravados em áudio, compartilhados em grupos de WhatsApp e provocaram a revolta nos pais de alguns estudantes

Foto: Sinepe-MT/Divulgação
Escrito en NOTÍCIAS el

O colégio Notre Dame de Lourdes de Cuiabá suspendeu por três dias uma professora do ensino infantil por criticar o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e seus apoiadores, na última terça-feira (31), na sala de aula.

Os comentários da professora, feitos para uma classe de 3º ano do ensino fundamental, com crianças com idades entre 7 e 9 anos, foram gravados em áudio, compartilhados em grupos de WhatsApp e provocaram a revolta nos pais de alguns estudantes.

Durante a aula, ela citou que o presidente tem apoiado crimes ambientais e não tem colaborado para a evolução do Brasil.

"Ele é a favor do desmatamento. Ele é a favor que os garimpeiros façam destruição dentro das terras indígenas. Além da destruição da natureza, está prejudicando o povo indígena. Os garimpeiros e o presidente da república são a favor disso. Temos que começar a pensar o que queremos para o nosso Brasil", declarou.

A professora também fez críticas ao voto impresso: "Votamos com a urna eletrônica, então não tem como você 'roubar'. Tem como 'roubar' se for no papelzinho, e ele [presidente] quer que volte a votação pelo papelzinho, que é para facilitar para ele fazer o que quiser", disse.

Ela também fez críticas aos apoiadores do presidente: "Ele tem as pessoas que o acompanham, igual a torcedor de futebol que torce pelo time. Ele tem a torcida dele, mas se formos avaliar esses seguidores, são pessoas corruptas também, que fazem coisas fora da lei. São pessoas atraídas por ele, por causa do pensamento dele, pelas coisas que ele fala e faz, sempre contra a prosperidade do país".

O Colégio Notre Dame de Lourdes se manifestou através de nota condenando os comentários de caráter político-partidário feitos pela professora. A nota diz ainda que eles infringem o artigo do código de ética assinado pelos funcionários da instituição e que, por isso, ela foi suspensa.

"A direção do Notre Dame de Lourdes reafirma que não apoia tal conduta e que a opinião expressada não reflete a posição da instituição", diz.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) condenou a atitude da escola pelo Twitter:

"Uma professora em Cuiabá foi suspensa pela instituição em que ensina por três dias após expor sua opinião sobre o presidente Bolsonaro, responsabilizando-o pelo elevado índice de crimes ambientais. Decisão absurda que ataca a liberdade de ensino e de aprender! A escola é livre!", publicou.

https://twitter.com/ubesoficial/status/1433104670399021059

Com informações do G1