EUA projetam calor de 50ºC no Rio Grande do Sul. É possível?

Meteorologistas brasileiros lançam dúvidas sobre a estimativa de calor no país baseada em modelo da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, agência de previsão do tempo e do clima do governo dos Estados Unidos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en NOTÍCIAS el

O modelo meteorológico norte-americano GFS, operado pela NOAA, a agência de previsão do tempo e do clima do governo dos Estados Unidos, projeta temperaturas máximas perto de 50oC no Rio Grande do Sul, centro da Argentina e Uruguai no final desta semana.

Esses valores, absurdamente altos, têm gerado desconfiança entre especialistas em meteorologia. Isso porque dizimariam recordes de temperatura máxima que perduram por mais de um século, como em Porto Alegre, onde a máxima prevista pela GFS - 47oC - superaria, e muito, a máxima registrada em 1943, de 40,7oC. Além disso, quebraria o recorde de calor do Rio Grande do Sul, de 42,6oC em 1º de janeiro de 1943, em Jaguarão.

Mais do que isso, superaria a maior temperatura já registrada no Brasil, de 44,8oC em 4 e 5 de novembro de 2020 em Nova Maringá, no Mato Grosso, e ficaria perto do recorde da América Latina, que é 48,9oC registrado em Ridavia, na Argentina, em 11 de dezembro de 1905.

Como será a onda de calor no RS

Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Rogério Rezende afirma que uma onda de calor chegará no Rio Grande do Sul provavelmente a partir desta terça-feira (11) e que os valores devem ser bastante elevados, na casa dos 40oC. No entanto, na avaliação do especialista, temperaturas perto dos 50oC beiram o "sensacionalismo".

"O INMET está colocando isso nas redes sociais, já alerta sobre essa onda. Evidentemente que esses 50ºC é um exagero, um sensacionalismo, mas os valores à princípio devem ser de temperaturas bem elevadas", diz. Segundo Rezende, os prognósticos apontam para temperaturas de até 43oC ou 44oC, principalmente na faixa Oeste e Sul do Estado.

De acordo com o meteorologista, a onda de calor deve atingir só o Rio Grande do Sul entre os dias 11 e 15. A partir de domingo (16), migra para o Norte, e deve chegar em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, deixando o RS.

https://twitter.com/inmet_/status/1480539461226319884?s=20

A MetSul Meteorologia, única empresa privada do ramo no Brasil a possuir parcerias internacionais, também avalia as projeções do modelo GFS, que é base para prognósticos automáticos de muitos aplicativos e sites, como superdimensionadas e exageradas.

"Quando vemos o modelo indicando máxima de 47oC para Porto Alegre e uma temperatura no nível de pressão de 850 hPa (1.500 metros de altitude) de 31oC, obviamente somos obrigados a ver tais projeções com um misto de ceticismo, cautela e atenção. Seria absurdamente fora de curva e um desvio gigantesco da climatologia, algo que somente poderia se esperar sob os piores cenários (hoje improváveis) de aquecimento planetário de 4oC a 5oC pelas projeções para o ano 2.100", explica a meteorologista Estael Sias em reportagem publicada no site da MetSul.

No entanto, a empresa afirma que, de fato, um episódio de calor muito intenso a extremo se instalará no decorrer desta semana no Rio Grande do Sul, com temperatura muito alta a excepcionalmente elevada em algumas regiões do Estado.

"Máximas acima de 35oC devem ser generalizadas no final da semana no Estado gaúcho e muitas cidades terão máximas perto ou acima de 40oC. Mesmo cidades da Serra Gaúcha podem ter marcas extremas no final da semana com máximas de até 37oC em Caxias do Sul e ao redor dos 40oC nos vales de Farroupilha e Bento Goncalves, dentre outras cidades da região com acentuada variabilidade microclimática por relevo", diz a MetSul.