Imprensa livre e independente
23 de julho de 2018, 23h26

No Roda Viva, Alckmin diz que o PSDB de SP é um ‘exemplo em prévias’

Em 2016, no entanto, as prévias do PSDB que definiram o candidato a prefeito de São Paulo foram marcadas por denúncias de compra de votos, agressões e cenas vexatórias; na ocasião, Alckmin afirmou que o partido não estaria acostumado com a "disputa democrática"

Prévias do PSDB de São Paulo em 2016 (Reprodução/Facebook)
Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à presidência da República, entrou em contradição ao responder uma pergunta no primeiro bloco do programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (23). O jornalista José Alberto Bombig, do jornal Estadão, perguntou se Alckmin não estaria “insistindo” em sua candidatura, e o ex-governador respondeu que não era uma insistência e que sua candidatura era resultado das prévias de seu partido. Neste momento, disparou: “Não sou candidato a qualquer custo, me inscrevi em uma prévia que só tinha eu inscrito. Aliás, o PSDB de São Paulo é um exemplo de prévias”. As prévias...

Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à presidência da República, entrou em contradição ao responder uma pergunta no primeiro bloco do programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (23).

O jornalista José Alberto Bombig, do jornal Estadão, perguntou se Alckmin não estaria “insistindo” em sua candidatura, e o ex-governador respondeu que não era uma insistência e que sua candidatura era resultado das prévias de seu partido. Neste momento, disparou: “Não sou candidato a qualquer custo, me inscrevi em uma prévia que só tinha eu inscrito. Aliás, o PSDB de São Paulo é um exemplo de prévias”.

As prévias do PSDB da capital paulista em 2016, no entanto, mostram o contrário. O encontro em que foi definido o nome de João Doria – com o apoio de Alckmin – como candidato a prefeito de São Paulo foi marcado por denúncias de compra de votos, agressões, intervenção policial e cenas vexatórias.

O próprio Alckmin, na época, deu uma justificativa que vai em uma direção completamente contrária a de sua fala hoje no Roda Viva. Ao comentar a confusão, o tucano afirmou que o PSDB não estava “acostumado com a disputa democrática”.

Veja também:  Ex-governadores do PSB defendem que Estados e Municípios sejam inseridos na Reforma da Previdência

“O problema é que ainda não estamos acostumados com essa disputa democrática. Estamos acostumados a ‘partido-cartório’, de livro de ata, que decide o candidato em mesa de restaurante, com vinho importado”, disse Alckmin. Relembre aqui.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum