Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de dezembro de 2013, 16h17

25 anos sem Chico Mendes

Releia reportagens especiais produzidas por Fórum sobre a vida e o legado de um dos maiores líderes da história do Brasil

Chico Mendes em sua casa na cidade de Xapuri (AC), com seus dois filhos: Elenira e Sandino Mendes (Foto Miranda Smith, Miranda Productions, Inc./Wikimedia Commons)

Releia reportagens especiais produzidas por Fórum sobre a vida e o legado de um dos maiores líderes da história do Brasil

Por Redação

Em sua edição 69, a revista Fórum publicou um especial sobre os 20 anos do falecimento de Chico Mendes, contando não apenas sua trajetória, mas também o legado que sua luta deixou para o Brasil e para o mundo. Confira abaixo as matérias:

Muito mais que um símbolo a figura de Chico Mendes reúne todos os elementos que fazem de líderes e defensores de uma causa verdadeiros mitos. Leia aqui.

Mudanças que vieram para ficarAlém de projetar alguns integrantes do movimento para o governo, o principal resultado do “efeito Chico Mendes” foi a consolidação de reservas extrativistas no Acre e em toda a Amazônia. Mas isso não quer dizer que tudo esteja superado. Leia aqui.

“Esse cara está no New York Times”Chico Mendes fazia do seu relacionamento com a mídia uma forma de se proteger e também de divulgar denúncias sobre o que acontecia no Acre. Mesmo assim, a grande mídia nacional ignorou sua importância até a sua morte. Leia aqui.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum