5 filmes para você entender por que o Mês do Orgulho LGBT é político

Em tempos de Bolsonaro e ultraconservadorismo, audiovisual brasileiro queer é resistência na sétima arte

Escrito en LGBTQIAP+ el

Junho é o Mês do Orgulho LGBT e essa é uma questão dada desde 1969, quando do levante do Stonewall Inn, em Nova York, momento que em as LGBT, em sua maioria negras e latinas, e cansadas e de serem humilhadas pela polícia de Nova York realizaram um motim.

Este momento histórico é o fundador da luta pelos direitos civis em todo o Ocidente e tem incidência em várias esferas da vida, entre elas, na produção cinematográfica. Dessa maneira, separamos cincos filmes brasileiros para você entender por que o Mês do Orgulho LGBT, mais do que representatividade, é política.

Boi Neon

O longa metragem acompanha a vida de Iremar, um vaqueiro que também é costureiro e que sonha em largar tudo para se tornar estilista.

Obra importante, pois, para além dos binarismos de gênero, trata da vida de uma outra masculinidade possível.

https://www.youtube.com/watch?v=HNbqCsAwXgw

Tinta Bruta

Esta obra acompanha a vida do jovem Pedro que, ao mesmo tempo em que responde um processo de expulsão da universidade, ganha a vida com vídeos pornôs na internet com o corpo coberto de tinta.

De maneira soturna, o longa retrata um modo de troca sexual da atual geração LGBT.

https://www.youtube.com/watch?v=SX9Nllp3LTY

Indianara

Documentário que retrata a vida e a militância de Indianara, personagem central da militância LGBT e que, ao mesmo, retrata a virada do Brasil para a extrema direita: destruição das políticas LGBT e o assassinato de Marielle Franco.

Premiado em vários festivais ao redor do mundo, é obrigatório.

https://www.youtube.com/watch?v=wSl_cvMgbhM


Bixa Travesty

Documentário que acompanha a ascensão de uma das principais personagens do mundo LGBT da contemporaneidade: Linn da Quebrada.

Ao mesmo tempo, faz um retrato do Brasil e a da arte travesti.

https://www.youtube.com/watch?v=egIqHTajnuQ

São Paulo em Hi-Fi

Dirigido por Lufe Steffen, retrata a noite LGBT entre as décadas de 1960/70/80.

O documentário é importante não apenas para conhecer a transformação da noite LGBT, mas também para entender como isso se conecta com a história do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=Ny98d_zkMVk

Temas