8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começa na próxima quinta-feira (15)

Entre os destaques está o documentário “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano

Escrito en CULTURA el

Entre os destaques está o documentário “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano

Do Brasil de Fato 

[caption id="attachment_25853" align="aligncenter" width="600"] Cena do filme Cinco Câmeras Quebradas (Foto: Reprodução)[/caption]

De 15 de agosto a 16 de setembro, o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) promove a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Com exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro, ela se destaca entre os principais eventos que representam a nova produção cinematográfica árabe. Virão ao Brasil cerca de 20 títulos de países como Emirados Árabes, Palestina, Argélia, Líbano, Egito, Marrocos, Kuwait, Qatar e Iraque, além de produções latinas da Argentina e da Espanha, entre outros.

Neste ano, com curadoria de Soraya Smaili e Geraldo Godoy de Campos, diretor cultural do ICArabe, a mostra será dividida em duas sessões. A primeira é a “Mundo Árabe”, que traz produções de grande repercussão nos festivais dos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil.

Um debate será realizado entre os diretores Hanan Abdalla, do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, e Emad Bornat, do documentário palestino “Cinco Câmeras Quebradas”. Este último, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano, já foi consagrado em festivais como o Sundance e o Festival de Jerusalém. O filme traz um relato pessoal de um agricultor palestino que comprou sua primeira câmera em 2005 e passou a usá-la como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses. Assista ao trailer abaixo.

A segunda sessão, intitulada “Diálogos Árabe-Latinos”, traz produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos. Edgardo Bechara, produtor do Latin Arab International Film Festival, de Buenos Aires, será o convidado especial.

Pré-estreia

Na sessão “Diálogos Árabe-Latinos” será promovida a pré-estreia nacional do filme do diretor Marcio Curi, “A Última Estação”, uma coprodução entre Brasil e Líbano que abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado. Após a exibição, o diretor e o elenco do filme participarão de um debate aberto ao público. Veja o trailer do filme.

Outra produção inédita que será exibida é “À Sombra de Um Homem”, documentário da diretora Hanan Abdalla em que quatro mulheres de diferentes origens culturais e gerações, durante as mudanças no Egito em revolução, refletem sobre sua busca para determinar seus próprios destinos. Assista o trailer aqui.

Serviço: 

8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Quando: de 15 de agosto a 16 de setembro

Abertura: 15 de agosto, às 19h30, no CineSesc

Em São Paulo

Cinesesc: 15 a 22 de agosto

Rua Augusta, 2.075 - Cerqueira César - São Paulo. Tel. 11 3087-0500. www.sescsp.org.br

CCBB: 21 de agosto a 1º de setembro

Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo.

Tel. 11 3113-3651/3652

[email protected]

No Rio de Janeiro

CCBB: 4 de setembro a 16 de setembro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

Tel. 21 3808-2020

[email protected]

Veja o trailer de "5 Câmeras Quebradas"