Fórum Educação
12 de agosto de 2013, 13h48

8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema começa na próxima quinta-feira (15)

Entre os destaques está o documentário “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano

Entre os destaques está o documentário “Cinco Câmeras Quebradas”, do diretor palestino Emad Burnat, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano

Do Brasil de Fato 

Cena do filme Cinco Câmeras Quebradas (Foto: Reprodução)

De 15 de agosto a 16 de setembro, o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) promove a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Com exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro, ela se destaca entre os principais eventos que representam a nova produção cinematográfica árabe. Virão ao Brasil cerca de 20 títulos de países como Emirados Árabes, Palestina, Argélia, Líbano, Egito, Marrocos, Kuwait, Qatar e Iraque, além de produções latinas da Argentina e da Espanha, entre outros.

Neste ano, com curadoria de Soraya Smaili e Geraldo Godoy de Campos, diretor cultural do ICArabe, a mostra será dividida em duas sessões. A primeira é a “Mundo Árabe”, que traz produções de grande repercussão nos festivais dos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil.

Um debate será realizado entre os diretores Hanan Abdalla, do filme egípcio “À Sombra de Um Homem”, e Emad Bornat, do documentário palestino “Cinco Câmeras Quebradas”. Este último, indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano, já foi consagrado em festivais como o Sundance e o Festival de Jerusalém. O filme traz um relato pessoal de um agricultor palestino que comprou sua primeira câmera em 2005 e passou a usá-la como arma de protesto para tentar conservar suas terras contra o estabelecimento dos judeus israelenses. Assista ao trailer abaixo.

A segunda sessão, intitulada “Diálogos Árabe-Latinos”, traz produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos. Edgardo Bechara, produtor do Latin Arab International Film Festival, de Buenos Aires, será o convidado especial.

Pré-estreia

Na sessão “Diálogos Árabe-Latinos” será promovida a pré-estreia nacional do filme do diretor Marcio Curi, “A Última Estação”, uma coprodução entre Brasil e Líbano que abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado. Após a exibição, o diretor e o elenco do filme participarão de um debate aberto ao público. Veja o trailer do filme.

Outra produção inédita que será exibida é “À Sombra de Um Homem”, documentário da diretora Hanan Abdalla em que quatro mulheres de diferentes origens culturais e gerações, durante as mudanças no Egito em revolução, refletem sobre sua busca para determinar seus próprios destinos. Assista o trailer aqui.

Serviço: 

8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Quando: de 15 de agosto a 16 de setembro

Abertura: 15 de agosto, às 19h30, no CineSesc

Em São Paulo

Cinesesc: 15 a 22 de agosto

Rua Augusta, 2.075 – Cerqueira César – São Paulo. Tel. 11 3087-0500. www.sescsp.org.br

CCBB: 21 de agosto a 1º de setembro

Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo.

Tel. 11 3113-3651/3652

ccbbsp@bb.com.br

No Rio de Janeiro

CCBB: 4 de setembro a 16 de setembro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Tel. 21 3808-2020

ccbbrio@bb.com.br

Veja o trailer de “5 Câmeras Quebradas”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum