Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de agosto de 2011, 17h30

A busca por cidades melhores para se viver

Como seria uma boa cidade para o homo sapiens viver? Esta pergunta que inspirou o urbanista dinamarquês Jan Gehl, agora motiva a jornalista Natália Garcia. Ela está viajando pelo mundo em busca de boas práticas para tornar os lugares mais agradáveis para se viver.

O itinerário de Natália passa por 12 cidades. No momento ela está em Paris, já tendo visitado Curitiba, Copenhage e Amsterdam. Ela fica um mês em cada cidade e conta um pouco do que vê no blog Cidades para Pessoas.

Todas as cidades escolhidas tiveram a consultoria de Jan Gehl, que busca em seus projetos soluções para melhorar a vida nas cidades. Seus projetos de planejamento urbano incluem mobilidade urbana, habitação, revitalização dos centros das cidades, espaços públicos de convivência, etc.

Em Copenhage, por exemplo, Natália conta que há um sistema de bicicletas públicas, com vários pontos instalados pela cidade. A pessoa pode retirar uma delas, usar quanto quiser e devolver em qualquer ponto. Ela também mostra as piscinas públicas da capital dinamarquesa. Em 1991, os canais eram poluídos e passaram por um processo de revitalização. Hoje a população se diverte em suas águas.

Vale a pena acompanhar as viagens de Natália por essas 12 cidades, quem sabe elas inspirem as brasileiras.

Copenhague antes da revitalização em 1991

Copenhague hoje


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum