A degradante situação da Síria

Em entrevista, Mohamad El Kadri, coordenador do Comitê de Apoio à Luta e Revolução do Povo Sírio, dá a sua visão sobre o atual cenário do país. ONU estima que 9 mil pessoas já morreram no confronto político.

Escrito en NOTÍCIAS el
Em entrevista, Mohamad El Kadri, coordenador do Comitê de Apoio à Luta e Revolução do Povo Sírio, dá a sua visão sobre o atual cenário do país. ONU estima que 9 mil pessoas já morreram no confronto político.

Por Igor Carvalho 

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 9 mil pessoas já morreram nos confrontos entre o regime sírio, comandado por Bashar al-Assad, e a oposição. Recentemente, um plano de paz, conduzido pelo ex presidente da ONU, Koffi Annan, foi levado a al-Assad.

Mohamad El Kadri, coordenador do Comitê de Apoio à Luta e Revolução do Povo Sírio, concedeu uma entrevista à Fórum, na sede da União Nacional Islâmica (UNI). O líder deu a sua visão sobre o conflito e não acredita que haja possibilidade da atual situação desencadear uma guerra civil. Leia alguns trechos e veja o vídeo com a entrevista na íntegra abaixo.

Síria hoje

Hoje, a situação na Síria é muito degradante na questão humana. As pessoas não têm o que comer, não têm acesso a alimentação, não têm acesso a saúde, não têm acesso a atendimento médico, é uma situação muito precária. Ainda continuam os bombardeios diários, a população está numa situação de ser sitiada dentro de sua própria casa.

Plano de paz

O que eu estou vendo é que há um grande acordo, internacional, para a manutenção dessa ditadura, existem interesses de que ela permaneça, inclusive interesse de Israel. Esse é o principal foco da permanência do regime no poder.

Intervenção da Otan

Em muitos momentos, a oposição pediu essa interferência, mas ela pede essa interferência pela exclusão aérea. Por que? Porque na verdade essa oposição precisa de uma cidade ou de uma região em que ela seja livre, para que soldados e coronéis que querem sair do exército tenham pra onde ir”

Guerra civil

É impossível acontecer uma guerra civil. Por que? Porque existe na Síria o regime e a oposição. Essa oposição não está combatendo as pessoas, ela está combatendo o regime.