Abaixo-assinado contra Copa América no Brasil é lançado; saiba como assinar

Iniciativa partiu de parlamentares do PSOL; "Nesse momento, a prioridade do governo deveria ser a aquisição de vacinas e a testagem em massa da população, e não a organização de um evento esportivo"

Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Foi lançado, nesta quarta-feira (3), uma abaixo-assinado que tem como objetivo pressionar autoridades brasileiras a cancelarem a realização da Copa América no Brasil em meio ao descontrole da pandemia do coronavírus. A iniciativa partiu de parlamentares do PSOL e, em pouco mais de 24 horas, o manifesto contra a realização do torneio esportivo no país já reuniu quase 30 mil assinaturas.

A decisão de fazer a Copa América no Brasil foi acertada em reunião entre representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, general Luiz Eduardo Ramos. Após o cancelamento do campeonato na Colômbia, em razão dos protestos políticos no país, e na Argentina, devido à restrições sanitárias, Bolsonaro pediu prioridade ao ministro para trazer o campeonato ao Brasil, com a anuência de Paulo Guedes, da Economia.

O fato tem gerado inúmeras críticas pelo fato do Brasil continuar sendo um dos países com mais mortes diárias em decorrência da Covid-19 e novas infecções pelo coronavírus. O vice-presidente da CPI do Genocídio, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), inclusive, quer convocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que ele preste esclarecimentos à comissão sobre a realização do campeonato.

“Não temos a menor condição de sediar uma Copa neste momento de pandemia no país! Sou amante do futebol, mas sou defensor da VIDA! Se o Presidente tivesse tido essa agilidade p/ responder à Pfizer como foi com a Conmebol, certamente poderíamos estar recebendo esse evento”, disse Randolfe.

No manifesto que acompanha o abaixo-assinado contra a realização da Copa América no Brasil, os deputados do PSOl afirmam que o torneio "pode representar um risco adicional a gravíssima situação do Brasil, que tem no negacionismo o norte que orienta as ações do governo no enfrentamento da pandemia. Para além dos riscos trazidos pela circulação das delegações, os organizadores do evento trabalham para que a final da Copa América seja realizada com a presença do público, apontando o Rio de Janeiro como sede da última partida".

"Nesse momento, a prioridade do governo federal deveria ser a aquisição de vacinas e a testagem em massa da população, e não a organização de um evento esportivo internacional. A Copa América pode piorar ainda mais a pandemia no Brasil", escrevem ainda.

Para assinar e ler a íntegra do manifesto, clique aqui.