ABGLT lança protesto contra candidato a prefeito do Rio

Escrito en NOTÍCIAS el

Acusado de homofobia o senador e bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivella (PRB) é alvo de um manifesto lançado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançado no Rio de
Janeiro.

O manifesto é contra a candidatura de Crivella à Prefeitura do Rio e pede aos eleitores para não votarem nele. A ABGLT considera o candidato homofóbico e que não respeita a Constituição Federal, nos princípios da igualdade e da não discriminação.

A entidade numera motivos para não se votar no senador e acusa ainda Crivella de não respeitar a Organização dos Estados Ameriacanos (OEA) que afirma ser a orientação sexual e identidade de gênero direitos humanos.

Ao final do manifesto, a ABGLT faz mais uma apelo: "o Rio de Janeiro é a cidade símbolo da diversidade e não merece ter um prefeito que não respeita a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais)".


Leia o Manifesto na íntegra:
"Manifesto pela não-eleição de Crivella para prefeito do Rio



Candidato não respeita os direitos de pessoas LGBT



Motivos para não votar em Crivella para prefeito do Rio de Janeiro: uma pequena amostra de exemplos dos pronunciamentos e da atuação homofóbicos de Crivella inclui:



- Artigo intitulado "perigo para as famílias brasileiras", convocando manifestações contra o projeto de lei 122/2006, que criminaliza a descriminação homofóbica (Jornal do Brasil, 2007)



- "A lei (plc 122/2006) é uma excrescência" (O Globo, 25/09/2008, p.13)



- "Ninguém pode ter neste país a obrigação de concordar que não se pode criticar o homossexualismo" (O Globo, 25/09/2008, p.13)



- "Acho que o homossexualismo é pecado, não é natural." (Programa do Jô Soares)



- Constante articulação e proferimento de discursos contra o PLC 122/2006 e contra as pessoas LGBT.



- "Hoje, com a prática do homossexualismo em escala global, difundida e enaltecida nos meios de comunicação, protegida como quer o PLC 122/2006, comete-se indiscutível erro ético." (Artigo em http://www.senado.gov.br/MarceloCrivella/direitodeopiniao.htm)



Diante do currículo e das declarações do Senador Crivella contrárias à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e contrárias à igualdade de seus direitos, a ABGLT vem solicitar a toda a comunidade LGBT, pessoas aliadas, familiares, amigos e pessoas que querem um estado democrático e não fundamentalista que não votem para Crivella para prefeito do Rio de Janeiro, e que façam uma campanha contra uma pessoa que:



- não respeita a Constituição Federal, nos princípios da igualdade e da não-discriminação



- não respeita a Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia



- não respeita a Resolução 2435/2008 da Organização dos Estados Americanos (orientação sexual e identidade de gênero como direitos humanos)



- não respeita a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças, aprovada pela Assembléia Mundial de Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, que retirou a homossexualidade da lista de doenças.



- não respeita os ensinamentos de Cristo contidos em Mateus 7: "não julguem, e vocês não serão julgados. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem."



O Rio de Janeiro não merece um prefeito com este currículo, que vai contra o perfil da Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro é a cidade símbolo da diversidade e não merece ter um prefeito que não respeita a comunidade LGBT.



Pela aprovação do PLC 122/2006!



Por um estado realmente laico, em que seja respeitada a diversidade religiosa, a diversidade sexual, em que todos os seres humanos sejam tratados como cidadãos e em que a Constituição Federal seja a lei maior do país.