Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de maio de 2013, 12h08

Acervo de Milton Nascimento é disponibilizado na web

Instituto Antonio Carlos Jobim também abriga outros acervos de artistas nacionais

Do portal EBC

Milton Nascimento (Foto: Wikimedia/ Creative Commons)

Brasília – O Instituto Antonio Carlos Jobim disponibiliza a partir desta terça-feira (21) para visualização e pesquisa o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento em seu site.

Com cerca de 45 mil documentos catalogados e digitalizados, o acervo estará disponível para visualização e pesquisa, sendo possível ver fotos, documentos e vídeos, inclusive ouvir as músicas dos álbuns de Milton.

O Portal do Instituto Antonio Carlos Jobim abriga outros acervos de grandes artistas nacionais. O maestro Tom Jobim, por exemplo, tem 9.435 itens arquivados disponíveis para o público. O site também hospeda a obra de Dorival Caymmi (4.311 itens arquivados), Chico Buarque (5.901 itens arquivados), Gilberto Gil (17.674 itens arquivados), Paulo Moura (em processo de catalogação), e ainda os projetos do arquiteto Lúcio Costa (3.977 itens arquivados).

Todos os acervos estão estruturados e arquivados através do sistema DSpace – software open-source desenvolvido para a catalogação de repositórios digitais.

Leia também:

Antonio Cândido indica 10 livros para conhecer o Brasil

Diário Liberdade lista os 35 melhores filmes da esquerda na história

Um artista inusitado e um time de músicos dos sonhos

A arte de pifar

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum