Acervo reúne história da arquitetura de hospitais brasileiros

Projetos, livros, revistas e demais documentos traçam ‘linha do tempo’ da construção de unidades de saúde no país

Escrito en NOTÍCIAS el

No dia 15 de maio, será lançado um acervo que vai disponibilizar livros, revistas, projetos, fotos, vídeos e outros documentos sobre a história da arquitetura hospitalar brasileira. Com o material será possível traçar uma espécie de linha do tempo da construção de unidades de saúde de 1949 até os dias atuais.

[caption id="attachment_478" align="alignright" width="385"]Hospital de Barretos (Hospital São Judas Tadeu da Fundação Pio XII), Barretos-SP, 1993 Hospital São Judas Tadeu da Fundação Pio XII, em Barretos-SP, construído em 1993 (Foto: Divulgação/IPH)[/caption]

A iniciativa é do Instituto de Pesquisas Hospitalares Arquiteto Jarbas Karman (IPH), entidade sem fins lucrativos que completa 60 anos de existência em 2014.

O arquiteto Jarbas Karman (13/4/1917 - 2/6/2008), que fundou o IPH, projetou e reformulou centenas de hospitais no Brasil e em outros países, entre eles o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo; Hospital do Câncer (Pio XII), em Barretos (SP); Hospital das Clínicas de Luanda (2005), Instituto Nacional de Câncer e Queimados, no Paraguai (1984); e o Hospital Santa Cruz de Lisboa, em Portugal (1991).

Os projetos arquitetônicos onde Jarbas Karman atuou somam 6 mil plantas que abarcam cerca de 300 projetos. Além de construções de Karman, o acervo contém registros e documentos de diversos outros autores. Somente os livros somam aproximadamente 750 exemplares.

[caption id="attachment_477" align="alignleft" width="383"]Hospital das Clínicas de Pelotas, (Pelotas-RS), construído em 1956 (Foto: Divulgação/IPH) Hospital das Clínicas de Pelotas, (Pelotas-RS), construído em 1956 (Foto: Divulgação/IPH)[/caption]

“Trata-se de uma iniciativa pioneira e que disponibilizará um rico material para entendermos a evolução do conceito de arquitetura hospitalar em diferentes projetos ao longo das últimas seis décadas”, afirma Ricardo Karman, presidente do IPH.

O acervo estará disponível para pesquisa no novo portal do Instituto (www.iph.org.br), que entra no ar em 15 de maio. Alguns materiais do acervo também estarão disponíveis para download. Todos os materiais estão à disposição para consulta na sede da entidade, que fica na rua Ministro Gastão Mesquita, 354, em Perdizes, zona oeste da capital paulista, contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3868-4830.

(Foto de Capa: Perspectiva do Hospital das Clínicas de Pelotas, Pelotas-RS, 1956)