“Os EUA cometem um crime contra a democracia”, diz Lula

Em entrevista ao jornal indiano The Hindu, o ex-presidente criticou a espionagem estadunidense. Veja o vídeo

Escrito en GLOBAL el

Em entrevista ao jornal indiano The Hindu, o ex-presidente criticou a espionagem estadunidense. Veja o vídeo

Da Redação

Na última quarta-feira, 4, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva concedeu entrevista ao jornalista indiano Shobhan Saxena, do jornal The Hindu. Lula afirmou que os Estados Unidos “estão cometendo um crime contra a democracia” com a espionagem mundial que a NSA colocou em prática.

O ex-presidente afirmou também que um país não tem o direito de controlar as comunicações do mundo inteiro e que isso afeta diretamente segredos industriais, militares e científicos das nações espionadas, desrespeitando assim a soberania destes países.

Lula cobrou do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um pedido de desculpas público. Para ele, o crescimento econômico dos países emergentes incomoda os EUA.

“Acho que estamos em um momento em que os países emergentes  tem uma participação muito grande no comércio mundial, uma incidência muito grande na formação de cientistas, e que daqui uma década estarão competindo em igualdade de condições com as grandes potências. Nesse momento em que a África começa a se libertar, construir democracia e crescer economicamente. Parece que isso ao invés de ser visto com bons olhos, é visto de forma negativa. Eu acho que os Estados Unidos estão cometendo um crime contra a democracia”, disse Lula.

Veja o vídeo da entrevista divulgado pelo Instituto Lula:

(Foto de capa: Reprodução)